Em Franca, serviços de varrição se modernizam e vão usar GPS para rastreamento

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 5 de novembro de 2021 às 09:30
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Modernização dos serviços vai permitir maior eficiência, transparência e controle dos locais atendidos

Atualmente, cerca de 18,1 quilômetros de vias públicas recebem os serviços de varrição por mês

 

A  partir desta semana, o sistema de limpeza urbana urbana de Franca começa a passar por uma modernização, implantando o projeto piloto do Sistema de Rastreamento em carrinhos utilizados para o serviço de varrição de ruas e logradouros públicos.

A Secretaria de Meio Ambiente está monitorando a implantação, junto com a empresa permissionária dos serviços de limpeza, começando pela região central da cidade, com a colocação do equipamento em 20 carrinhos.

Essa medida é resultado de um anúncio feito pelo prefeito Alexandre Ferreira, no começo de setembro, quando atendendo orientação do Ministério Público, tomou a decisão de renovar o contrato atual com a empresa que faz a limpeza pública, em condições até mais interessantes ao município em relação ao contrato anterior.

Umas das condições é que investisse na modernização dos serviços, permitindo maior eficiência, transparência e controle dos locais atendidos.

Atualmente, cerca de 18,1 quilômetros de vias públicas recebem os serviços de varrição por mês, com média diária de 680 a 720 metros de extensão na área urbana, trabalho este feito de forma contínua de segunda-feira a sábado.

O maior volume ocorre aos sábados e domingos, em que o serviço é mantido, excepcionalmente, na região central.

Etapas

Ao começar essa inovação, estão sendo observadas duas etapas. A primeira, que compreende a fase de implantação, envolve o monitoramento e ajustes pontuais, com base nos levantamentos das necessidades de cada setor e segunda, com as demandas definidas, a esquematização das rotas que estarão sendo executadas, com acompanhamento em tempo real das equipes no desempenho de suas funções.

A Secretaria de Meio Ambiente reitera a preocupação do sistema de rastreamento em garantir um serviço de melhor qualidade ao contribuinte, permitindo a Prefeitura, na condição de gestora do serviços, quando acionada, verificar ‘in loco’ os serviços.

É essencial que a população continue destinando o lixo domiciliar nos dias e horários corretos da coleta e não atirar papel e outros objetos nas vias públicas.

Sem a varrição contínua, além de haver um comprometimento do visual urbanístico, os objetos obstruem os sistemas de galerias, gerando transtornos para a população.

 


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