Em Franca, praças do Centro e Estação continuam passando por obras de revitalização

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 5 de abril de 2024 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os projetos das praças Sabino Loureiro, Nossa Senhora da Conceição e Barão tiveram análise e aprovação do Condephat

Obras de acessibilidade seguem em 3 praças principais da cidade

 

A Prefeitura de Franca está realizando obras de acessibilidade e revitalização de três praças da cidade.

Sanitários estão sendo construídos na Sabino Loureiro, na Estação, localizada no quadrilátero das ruas Voluntários da Franca, General Carneiro, Diogo Feijó e Frei Germano, além de substituição do piso petit pavé nas áreas de circulação, internas e no entorno.

O projeto, elaborado pela Secretaria de Infraestrutura, está sendo executado através da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) e também contempla dispositivos de acessibilidade e com a instalação de 21 rampas.

Estão sendo instalados pisos podotáteis, cuja função é de alertar sobre obstáculos e direcionar caminhos às pessoas com deficiência visual.

Com essas intervenções, o entorno da praça ficará interligando as plataformas (ponto de ônibus) e vaga para PCD (Pessoa com Deficiência).

O coreto, patrimônio histórico, receberá nova pintura para que o espaço seja utilizado para apresentações artísticas aos finais de semana.

Centro

As praças Nossa Senhora da Conceição e Barão também estão em obras, através de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo.

O projeto contempla o alargamento de corredores, execução de rampas de acessibilidade, remanejamento de canteiros e jardins, novo paisagismo e instalação de novas lixeiras.

Haverá a ampliação do número de bancos nos dois locais, mais bebedouros de água e um bicicletário, projetado para a Praça Barão, fazendo frente para o calçadão da rua Marechal Deodoro, além dos serviços de acessibilidade.

Até o momento, já foram instaladas oito rampas nas proximidades da Igreja Matriz, retirados os bancos em frente à Concha Acústica onde serão instalados outros, inclusive com as modificações nos layouts dos canteiros.

Está previsto o plantio de grama nos novos canteiros a partir da rua Saldanha Marinho até a Voluntários da Franca, no outro extremo.

Também já foram feitos os detalhes em concreto no piso que compreende o entorno em frente à Concha Acústica, chegando até as duas laterais.

As equipes, durante esta semana, trabalharam na conclusão e instalação das guias, canteiros e na montagem das formas dos novos modelos de bancos, que devem começar a ser instalados na próxima semana.

Os projetos das praças Sabino Loureiro, Nossa Senhora da Conceição e Barão tiveram análise e aprovação do Condephat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico) de Franca, responsável pelo auxílio na conservação de bens históricos, tombados e/ou com interesse para conservação.


+ Obras