Em Franca, campanhas de vacinação terminam nesta sexta-feira, 13 de novembro

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 11 de novembro de 2020 às 23:00
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 08:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Atendimento de imunização segue nas UBSs de Franca de segunda a sexta, das 9h às 16h

As duas campanhas de vacinação em andamento, contra a Poliomielite e o Sarampo terminam nesta sexta-feira, 13, e Franca está empenhada em melhorar seus índices de cobertura. 

A primeira tem como público alvo crianças e adolescentes até os 15 anos, onde o número de pessoas imunizadas até o momento é de cerca de 8,2 mil (em torno de 46% da população alvo).  A segunda e voltada para pessoas adultas.

Uma doença infectocontagiosa aguda, a Poliomielite é causada por um vírus de gravidade extremamente variável, podendo levar a morte ou a deixar o paciente com sequelas irreversíveis. 

É uma doença que pode afetar tanto adultos quanto crianças, mas por ser mais contraída na infância, ficou conhecida como ‘paralisia infantil’. 

A Prefeitura de Franca, através de sua Secretaria de Saúde, desde o mês passado está com equipes em suas Unidades Básicas, oferecendo gratuitamente a vacina das 9h às 16h.

Embora não existam registros da poliomielite desde 1989 no País, é preciso redobrar os cuidados e avançar com os índices de cobertura, pois especialmente as crianças sem a proteção necessária, poderão ter sua saúde comprometida pela doença. 

Mesmo com a erradicação (certificado obtido pelo País em 94), o poliovírus representa uma ameaça, pois pode ser importado de países onde ainda são frequentes os casos.

O contágio pode acontecer pela via oral, por meio de água ou alimentos contaminados. 

O contato com fezes ou secreções expelidas pela boca de pessoas infectadas também pode dar causa a transmissão do vírus. 


+ Saúde