Em Franca, atendimento odontológico na rede pública aumenta e terá novos horários

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 8 de abril de 2021 às 09:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em 2020, os atendimentos registrados eram em torno de 80 a 90 pacientes/dia e passaram para 220 pacientes/dia

Atendimento odontológico na rede pública em Franca passou de 90 pacientes/dia para 220/dia

 

Em Franca, os atendimentos odontológicos na rede pública vêm demonstrando um crescimento acima do esperado.

Em 2020, os atendimentos registrados eram em torno de 80 a 90 pacientes dia e passaram para 220 pacientes/dia, ou seja, mais que o dobro.

Junto com a estruturação envolvendo a recomposição do quadro de profissionais e equipamentos nas UBS, um outro foco da Prefeitura está em humanizar cada vez mais os atendimentos oferecidos à população.

Esse crescimento nos atendimentos odontológicos está centrado na parte primária, cuja porta de entrada são as 16 UBS instaladas pela cidade, atuando com dois a três dentistas, diariamente das 7h às 18h e a UPA Sul, no Jardim Aeroporto I.

Para se ter uma ideia deste crescimento, os números saltaram de 1,5 mil, em janeiro deste ano para 2.540 procedimentos, em março.

UPA Sul amplia atendimentos

Paralelo a esse atendimento primário disponibilizado através da rede de UBS, desde a última semana, a Prefeitura de Franca implementou e ampliou os horários de atendimento odontológico na UPA-SUL (Aeroporto 1), para os casos de urgência.

De segunda à sexta-feira, os atendimentos passaram a ser prestados das 8h às 20h.

Se enquadram nessas situações, fortes dores de dente, traumas, edemas e até mesmo extrações, quando for essa a única alternativa, que deverá ser avaliada pelo plantonista.

Aos sábados e domingos, uma outra ampliação de horário, onde o usuário pode ser assistido em casos de urgência e emergência durante os dois dias. A Secretaria de Saúde mantém profissionais dentistas na UPA-SUL, que atendem das 8h às 12h.


+ Saúde