Efeito sanfona: saiba quais são os 3 erros fazem você engordar após emagrecer

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 12 de março de 2024 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Algumas mudanças no estilo de vida são fundamentais para evitar o efeito sanfona e manter o peso ideal

Muita gente passa anos lutando com a balança e o efeito sanfona – foto Shutterstock

 

Na busca pela boa forma, muitas pessoas acabam se deparando com obstáculos que podem levar ao indesejado efeito sanfona.

Além de ser frustrante, este ciclo de perder e ganhar peso provoca efeitos negativos na saúde física e mental.

O professor Carlos Eduardo Haluch, nutricionista especializado em emagrecimento da Growth Supplements, explica que a ausência de um plano alimentar equilibrado e adaptado às necessidades e objetivos individuais é um dos principais erros que causam o efeito sanfona.

“Sem planejamento, é fácil sucumbir a escolhas alimentares menos saudáveis ou não atender às necessidades nutricionais do corpo”, diz.

“Através do planejamento, da consistência e do monitoramento, é possível atingir e manter o peso desejado, melhorando não apenas a forma física, mas também a saúde e o bem-estar”, pontua.

Abaixo, o profissional compartilhou três erros mais comuns que impedem uma perda de peso sustentável e dá dicas de como se livrar de uma vez por todas dos quilos a mais. Confira:

Organize sua rotina

A falta de uma rotina organizada pode levar a inconsistências na dieta e na prática de exercícios físicos, comprometendo os resultados a longo prazo.

“Esta inconsistência é uma barreira significativa. Muitas pessoas encontram dificuldades em manter a disciplina, principalmente durante os fins de semana, o que pode levar à estagnação ou ao ganho de peso novamente”, afirma Haluch.

Evite as ciladas

Para evitar os erros que levam ao efeito sanfona, o nutricionista aponta algumas estratégias. “É preciso manter a prática diária de exercícios físicos, monitorar o peso toda semana e manter um padrão regular de refeições”.

“A consistência ajuda a criar hábitos saudáveis duradouros que são incorporados de uma forma definitiva à nossa rotina”, pontua.

O especialista explica que a prática de exercícios ajuda a acelerar o metabolismo e a criar um déficit calórico, o que é essencial para o processo de emagrecimento, além de trazer benefícios para a saúde mental e física.

“Monitorar o peso semanalmente permite identificar rapidamente a necessidade de ajuste na dieta ou na rotina de exercícios”, diz.

Atenção à dieta

Por fim, o profissional destaca a dificuldade em manter a adesão à dieta quando a fome aumenta após a perda inicial de peso.

Principalmente porque o ambiente que nos rodeia dificulta a manutenção de um estilo de vida saudável.

“Portanto, é importante buscar apoio de amigos e familiares, além de se cercar de influências positivas que incentivem escolhas saudáveis”, finaliza Haluch.

*Informações Alto Astral


+ Boa Forma