Eclipse lunar total acontecerá em 16 de maio e será visível em todo o Brasil

  • Nene Sanches
  • Publicado em 3 de maio de 2022 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo o Astronomiaum, o eclipse começará às 22h32 (horário de Brasília) do dia 15 e seu ápice ocorrerá à 1h11 da madrugada do dia 16.

Na madrugada de 16 de maio, todo o Brasil poderá assistir a um eclipse lunar total, evento raro da astronomia. O fenômeno acontece quando a Lua é encoberta pela sombra da Terra no espaço, a partir do alinhamento entre o  Sol, a Terra e a Lua.

De acordo com o site Jovem Nerd, a Terra servirá como uma espécie de filtro, dando um toque avermelhado à imagem do satélite natural, gerando a famosa “Lua de Sangue”.

Segundo o Astronomiaum, página especializada no tema, o eclipse começará a se formar às 22h32 (horário de Brasília) do dia 15 e seu ápice ocorrerá à 1h11 da madrugada do dia 16. O fim do evento está previsto para às 3h51.

Ao vivo

Para quem acompanhar o evento pela internet, o Observatório Nacional costuma realizar transmissões ao vivo dos eclipses em seu canal do YouTube.

Alessandra Abe Pacini, cientista do grupo de Física Espacial da Universidade do Colorado, explica explica que, ao longo da noite, veremos a Lua sumindo com a sombra da Terra passando na frente.

Segundo o portal G1, quando o evento chegar em sua totalidade, e a sombra encobrir completamente o disco lunar, a Lua ficará avermelhada, isso porque não teremos a incidência direta da luz do Sol.


+ Astronomia