“Ducha interna”: a bebida viral que promete purificar o corpo e eliminar toxinas

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 6 de dezembro de 2023 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com ingredientes naturais e fáceis de preparar, a “ducha interna” promovida pelos Tiktokers viralizou; veja a opinião de especialistas

Em meio a uma crescente tendência social de ter hábitos saudáveis, cada vez mais pessoas reconhecem a importância de cuidar da saúde e do bem-estar por meio da alimentação.

Hoje, os alimentos naturais e orgânicos são priorizados e os alimentos ultraprocessados, com aditivos artificiais, são limitados. Há uma mudança de pensamento em relação ao autocuidado e à consciência de como as escolhas alimentares impactam a saúde.

Muitas dessas mudanças podem ser percebidas nas redes sociais. Nos últimos tempos, o TikTok tornou-se uma “bíblia online”, onde tudo o que revela ou mostra é considerado “palavra sagrada” pelos seus usuários.

Beber vinagre de maçã com o estômago vazio, água com clorofila para reduzir o inchaço ou comer pólen de abelha para aumentar a imunidade são apenas algumas das milhares de recomendações feitas pelos Tiktokers que prometem saúde.

120 milhões de visualizações

A última recomendação viral que surgiu e que ainda circula nesta rede social é a hashtag #internalshower, que conta com mais de 120 milhões de visualizações.

Os vídeos que podem ser encontrados nesta busca focam em uma bebida que, segundo os influenciadores, “faz milagres no corpo”: água com limão e sementes de chia.

Os conteúdos variam, desde pessoas que experimentam este líquido e destacam como ele alivia os sintomas de problemas digestivos (incluindo inchaço e prisão de ventre), até nutricionistas e profissionais registrados que avaliam a eficácia.

Esta bebida desintoxicante foi divulgada por Daryl Gioffre, um famoso nutricionista e autor de best-sellers que visam alcançar uma saúde digestiva ideal, como “Get Off Your Acid” e “Get Off Your Sugar”.

Ducha interna

Nas palavras de Gioffre, essa bebida que simula “uma ducha interna” é composta por 2 colheres de sopa de sementes de chia, um copo de água, o suco de 1 rodela de limão e 1/8 colher de chá de sal.

Os ingredientes devem ser misturados e deixados a descansar por cinco minutos ou até que as sementes de chia comecem a formar um gel/gota protetora ao seu redor.

“Ajudou-me a combater a prisão de ventre e a reduzir o inchaço”; “Desde que tomei tenho menos fome, consigo passar horas sem precisar comer”; “Parece que eles estão limpando você por dentro.” Esses são alguns dos comentários que mais se destacam entre as avaliações feitas pelos usuários online.

Sob a lupa

A crescente popularidade da água potável com sementes de limão e chia se deve, em grande parte, aos inúmeros benefícios à saúde oferecidos pelos ingredientes separados do “chuveiro interno”. Se esta bebida for analisada detalhadamente, seus componentes estão associados à saúde.

Hidratação, propriedades antioxidantes, vitamina C, fibras e ômega-3 são parte dos benefícios que estão relacionados à água, limão e sementes de chia. Porém, o que os profissionais dizem sobre essa bebida?

“É uma boa forma de transportar a chia, pois muitas pessoas têm dificuldade em incorporá-la à alimentação. O problema que ocorre com essas tendências é que muitas vezes nas redes sociais são atribuídos efeitos mágicos a determinados alimentos ou bebidas, prometendo rápida perda de peso ou eliminação imediata de toxinas quando, na verdade, nenhum alimento ou bebida fará com que isso aconteça”, alerta o nutricionista Rocío Tordini.

O profissional disse também para a Folha de Pernambuco que devemos ter cuidado com as tendências alimentares que circulam nas redes sociais e não acreditar que existam alimentos ou substâncias mágicas, embora que beber água com limão e sementes de chia ofereça diversos benefícios à saúde.


+ Nutrição