Dengue: com mais de 1,6 milhão de casos, Brasil supera total de 2023 em três meses

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 17 de março de 2024 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Última informação da Secretaria da Saúde de Franca mostrou a existência de 1.257 casos, e diz que muitos outros estão sendo investigados

A epidemia de dengue atinge números alarmantes no Brasil em 2024, com mais de 1,6 milhão de casos prováveis e confirmados até o momento — exatos 1.684.781.

De acordo com o Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, esse número já superou a totalidade de casos registrados em 2023.

O país enfrenta o segundo maior surto da doença desde o início da série histórica, em 2000, ficando atrás apenas do recorde de 2015, com 1.688.688 casos.

Em Franca

Em Franca, o número de casos de dengue explodiu em poucos dias. Segundo comunicação da Prefeitura, até a quarta-feira já haviam sido registrados 1.257 casos, com três óbitos. O último foi de uma mulher de 72 anos, que estava internada.

As outras mortes notificadas foram de dois homens: um idoso de 84 anos e um homem de 44 anos. Os três apresentavam comorbidades.

Ao Jornal da Franca, a Santa Casa informou a existência de 16 pessoas internadas até a tarde de quarta-feira: 14 pacientes estavam em quartos de enfermaria, mas dois casos mais graves estavam internados na UTI.

No estado de São Paulo

No Estado de São Paulo, onde a situação é especialmente preocupante, foram adotadas medidas emergenciais pelo Centro de Operações de Emergências (COE) do governo.

Entre essas medidas, destaca-se a aquisição de 300 mil unidades de repelentes específicos para gestantes, visando proteger cerca de 50 mil mulheres durante o período de emergência em saúde pública decretado recentemente.

Além disso, o COE criou o primeiro comitê estadual de investigação de óbitos por arboviroses urbanas, evidenciando a gravidade da situação.

A Secretaria de Estado da Saúde anunciou a compra centralizada de medicamentos e insumos para distribuição aos municípios, enquanto o Instituto de Infectologia Emílio Ribas em São Paulo está abrindo novos leitos para atender casos graves.

Segundo a Jovem Pan, a falta de controle efetivo da doença pode levar o país a um cenário ainda mais desafiador, com estimativas de até 4,2 milhões de casos, segundo órgãos públicos.


+ Cotidiano