Defesa Civil do Estado alerta para chuvas intensas de até 100 mm em Franca e região

  • Robson Leite
  • Publicado em 16 de fevereiro de 2023 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para a área de Franca e cidades da região a Defesa Civil do Estado está alertado para chuvas em torno de 100 mm até o próximo domingo

Nesta quinta-feira (16), foi divulgado um novo alerta vigente até domingo (19), com previsão de chuvas intensas para regiões do estado de São Paulo.

Destaque e atenção para o Litoral Norte que pode registrar acumulado de até 250mm. Atenção voltada também para as regiões da Baixada Santista, Serra da Mantiqueira, Vale do Ribeira e Itapeva com acumulados podendo chegar a 150mm.

Já na região de São José dos Campos, Barretos e Franca o acumulado será de 100mm.

Os municípios de Araraquara, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, além da Capital e Região Metropolitana devem concentrar acumulados de até 80mm.

Típico Verão

De acordo com o meteorologista Willian Minhoto, para sexta-feira (17), o dia será bem típico de verão, ou seja, calor e pancadas de chuva isoladas no período da tarde.

Porém, o destaque será para o sábado (18) e domingo (19), quando a aproximação e passagem de uma frente fria criará condições para precipitações intensas, fortes, com momentos de temporais na faixa leste.

As chuvas virão acompanhadas por raios, vento e granizo. A temperatura ficará mais amena neste período.

Recomendações

Para quem vai aproveitar o feriado prolongado de Carnaval, deve estar atento para algumas dicas.

Caso for pegar a estrada, os cuidados com a segurança são indispensáveis na hora de dirigir e devem ser redobrados nessa época também devido às fortes chuvas.

Verifique as boas condições do seu veículo, inclusive pneus e estepe. Em caso de chuva intensa, procure lugar seguro para parar o carro. Não saia do carro em caso de enxurrada. Mantenha distância segura do veículo à frente. Use farol baixo, reduza a velocidade gradativamente e não freie bruscamente. Em caso de aquaplanagem, mantenha o volante reto, pare de acelerar e não freie.

Se a diversão for em praias, rios, cachoeiras ou em bloquinhos lembre-se que locais abertos são mais propensos à queda de raios, logo, em caso de tempestades se aproximando procure um local coberto e se proteja.

Áreas abertas

Em cachoeiras é comum a ocorrência da cabeça d’água, aquele fenômeno que provoca o aumento repentino do volume d’água, portanto esteja atento aos sinais para não ser pego de surpresa: mudança de cor da água, normalmente fica mais escura, surgimento de folhas, galhos e pedras rolando pelo rio.

Cabeças d’água são extremamente traiçoeiras, pois podem acontecer mesmo sem ter chovido forte no local onde você estiver.

Ao perceber esses sinais, saia da água e se afaste, pois, a enchente invade as laterais do rio, logo, as pedras ao redor não são seguras para se proteger. Sempre quando sair para lugares sujeitos a enchentes ou enxurradas consulte a previsão do tempo para evitar aborrecimentos.

Jamais entre áreas com enxurradas ou alagamentos. O melhor a se fazer é esperar as águas baixarem para prosseguir viagem.

Áreas de risco

Os cuidados devem ser tomados também por pessoas que moram em área de risco, pois devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas.

Diante desses sinais, deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.

Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS.

Cadastre-se pelo SMS 40199 para receber nossos alertas e siga as redes sociais da Defesa Civil para ficar por dentro das orientações da Defesa Civil.


+ Tempo