Defesa Civil alerta para chuvas intensas na região de Franca nestas próximas horas

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 28 de janeiro de 2022 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alerta diz que temporais podem ser acompanhados de rajadas de vento superiores a 100 quilômetros por hora e queda de granizo

A Defesa Civil Nacional, por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), alertou, nesta sexta-feira (28), para fortes chuvas em três estados do Sudeste nas próximas horas.

Foram emitidos avisos meteorológicos de grande perigo (vermelho) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

As regiões com maior potencial de serem afetadas em território paulista são as Regiões Metropolitana e Macro Metropolitana da cidade de São Paulo, Campinas, Araraquara, Piracicaba, Ribeirão Preto e Vale do Paraíba.

De acordo com o Inmet, o volume de chuvas previsto é acima de 100 milímetros por dia. Diante do cenário, o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) vai monitorar a evolução dos avisos em tempo real e as regiões que devem ser afetadas já foram notificadas da situação.

Difusão

Os temporais podem ser acompanhados de rajadas de vento superiores a 100 km/h e queda de granizo.

“É importante que a população fique atenta e acompanhe a difusão de outras informações nas redes sociais e pelos alertas enviados por SMS”, afirmou o diretor do Cenad, Armin Braun.

Segundo ele, “é importante procurar orientações nas defesas civis municipais e estaduais, que precisam ter um planejamento para as ocorrências de chuvas fortes. O ideal é mapear as localidades com maior risco e, se necessário, fazer evacuação preventiva”.

Zona de Convergência

Segundo o Inmet, haverá atuação do fenômeno Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) — quando uma faixa de nuvens fica praticamente estacionada, provocando grande quantidade de chuvas contínuas, na mesma área, por, pelo menos, quatro dias.

Desta vez, a ZCAS ficará sobre o estado de São Paulo, especialmente na porção leste, e também terá reflexos em partes de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.


+ Tempo