Programação gratuita reúne reflexões sobre convivência e modos de existir em atividades sobre saúde mental, criação artística e direitos humanos.
Biruta (Foto: Marlon de Paula)
De 28 a 30 de maio, o Sesc Franca realiza o projeto Despatologização, arte e cidadania sensível, programação gratuita que reúne bate-papo, espetáculo, oficinas e vivência em torno das relações entre arte, saúde mental e direitos humanos.
As atividades partem da perspectiva da luta antimanicomial e propõem espaços de escuta, criação e convivência, considerando o sofrimento psíquico não como desvio a ser corrigido, mas como expressão atravessada por histórias, afetos e modos de existir.
Abrindo a programação, o bate-papo A arte como prática de cuidado, linguagem de direitos e produção de vida acontece no dia 28/5, às 19h30, na Convivência.
O encontro propõe uma reflexão sobre a arte como linguagem de experiência e construção de sentido em diálogo com a saúde mental e os direitos humanos.
Programação
A conversa aborda práticas de cuidado fundamentadas na escuta, nas relações e na cultura como dimensões de convivência e garantia de direitos.
No dia 29/5, às 15h, o Grupo Sapos e Afogados apresenta no Teatro o espetáculo Biruta. Entre música, brincadeira e elementos poéticos, a montagem propõe aproximação com temas relacionados à saúde mental infantojuvenil a partir de uma perspectiva antimanicomial, convidando o público a refletir sobre diferenças e convivência.
Nos dias 29 e 30/5, o Espaço de Tecnologias e Artes recebe a oficina Entre diálogos e colagens: encontros com Nise da Silveira e Bispo do Rosário, às 18h30 e às 15h, respectivamente.
Psiquiatria
A atividade parte das experiências de Nise da Silveira, psiquiatra que desenvolveu práticas de cuidado em saúde mental mediadas pela arte, e de Arthur Bispo do Rosário, artista cuja produção transformou experiências de internação em elaboração poética.
A oficina propõe experimentações com colagem e criação visual como caminhos de expressão e elaboração de sentimentos.
Encerrando a programação, no dia 30/5, às 11h, a equipe da Casa Amarela conduz a vivência Rota de fuga: arte e loucura em outras narrativas, também no Espaço de Tecnologias e Artes.
A atividade utiliza escrita e colagem para refletir sobre construções históricas relacionadas à normalidade, à loucura e aos modos de existir, propondo outros olhares sobre sofrimento psíquico e experiência social.
bate papo
A ARTE COMO PRÁTICA DE CUIDADO, LINGUAGEM DE DIREITOS E PRODUÇÃO DE VIDA
Com Juliana Saúde Barreto, Thaís Lopes e Discórdia. Mediação: Caíque Tostes
Minibio:
Thaís Lopes Rodrigues é advogada, mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), integrante do Desinstitute e militante do Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba (FLAMAS).
Pedro Caboatan AKA. Discórdia é artista de rua desde 2005, começou produzindo estêncil para fazer stickers e lambe-lambe. Seu estilo originou-se da vontade de participar da arte nas ruas e hoje produz desenhos orientados para lambe-lambe ou telas de pintura.
Caíque Tostes é psicólogo, arte terapeuta e idealizador da Casa Amarela, espaço dedicado ao cuidado em saúde mental e à potência criativa das pessoas. Atua com práticas clínicas e comunitárias que integram arte, escuta e transformação, com um olhar sensível às questões humanas e sociais.
Serviço:
Data: 28 de maio. Quinta, 19h30 às 21h30.
Classificação indicativa: A partir de 16 anos
Local: Convivência do Sesc Franca
Grátis
espetáculo – BIRUTA
Com Grupo Sapos e Afogados
Ficha Técnica: Idealização: Juliana Barreto
Direção: Juliana Barreto e Manuela Rebouças
Intérpretes criadores: Daniela Franco, Imaculada Fraga, Lydia Ramos, Ludmila Kondziolková, Raquel Leonor, Rogério Gomes e Theo Antolin
Artistas convidados: Edmundo Caetano Veloso
Preparação corporal: Viviane de Cássia Ferreira
Preparação rítmica: Manuela Rebouças
Consultoria e oficinas de palhaçaria: Janaína Morse e Maria Tereza Costa
Dramaturgia: Cristiane Barreto Napoli e Juliana Barreto
Textos: Cristiane Barreto Napoli
Figurino: Daise Guimarães
Cenário: Vanessa Mendes
Trilha sonora: Joyce Malta
Composições musicais: Lydia Ramos e Ludmila Kondziolková
Vozes dos textos: Juliana Barreto e Maria Cecília de Carvalho
Iluminação: Thainá Rosa
Fotografia e gravação: Gilberto Goulart
Vídeos: Arthur Barreto
Produção artística: Juliana Barreto, Samuel Carvalho e Vanessa Mesquita
Coordenação pedagógica: Juliana Barreto
Serviço:
Data: 29 de maio. Sexta, 15h.
Classificação indicativa: LIVRE
Local: Teatro do Sesc Franca Grátis
Ingressos 1h antes
oficina
ENTRE DIÁLOGOS E COLAGENS: ENCONTROS COM NISE DA SILVEIRA E BISPO DO ROSÁRIO
Com Thaís Lopes e Discórdia
Minibio:
Thaís Lopes Rodrigues é advogada, mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), integrante do Desinstitute e militante do Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba (FLAMAS).
Pedro Caboatan AKA. Discórdia é artista de rua desde 2005, começou produzindo estêncil para fazer stickers e lambe-lambe. Seu estilo originou-se da vontade de participar da arte nas ruas e hoje produz desenhos orientados para lambe-lambe ou telas de pintura.
Serviço:
Data: 29 e 30 de maio. Sexta, 18h30 às 21h30. Sábado, 15h às 18h.
Classificação indicativa: A partir de 16 anos
Local: Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Franca
Grátis | Senhas 30 min. antes
vivência
ROTA DE FUGA: ARTE E LOUCURA EM OUTRAS NARRATIVAS
Com Casa Amarela
Minibio
Desde 2020, a Casa Amarela atua como um espaço de cuidado em saúde mental, integrando psicologia, arteterapia e cultura como práticas vivas de escuta, criação e transformação.
Com uma metodologia própria, desenvolve processos terapêuticos que reconhecem a singularidade das pessoas e compreendem a arte e a cultura como dimensões fundamentais para a promoção da saúde mental comunitária.
O trabalho sustenta o cuidado como experiência ética, sensível e situada, com a intenção de transformar a cultura do cuidado e ampliar as formas de compreender, acessar e viver a saúde mental no cotidiano.
Serviço
Data: 30 de maio. Sábado, 11h às 13h.
Classificação indicativa: A partir de 14 anos
Local: Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Franca