Cuidado com os jogos de futebol; emoção demais pode causar infarto e até matar

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 10 de outubro de 2021 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em Franca, recentemente, um homem morreu após seu time perder uma decisão de Libertadores da América, assim como torcedor do Corinthians, na foto acima

No ano passado, um francano sofreu um infarto e morreu após uma decisão de campeonato de futebol. Na ocasião, seu time, o Santos, perdeu a final da Libertadores da América para o Palmeiras. A emoção foi tamanha que ele não resistiu. E não é um fato isolado.

Veja matéria do Jornal da Franca veiculada à época:

https://www.jornaldafranca.com.br/francano-morre-de-infarto-logo-apos-derrota-do-santos-pela-libertadores-da-america/

Emoção demais

Eventos que provocam grande estresse emocional são considerados gatilhos para doenças do coração, como infarto, AVC e arritmia.

No Rio de Janeiro, recentemente, dois torcedores do Flamengo morreram em decorrência de problemas cardíacos. E desta vez, ao contrário, com uma vítória: a situação ocorreu após o time conquistar o título da Copa Libertadores da América. Mas, afinal, por que torcedores morrem do coração?

Por que?

As fortes emoções, como as causadas por uma partida de futebol, levam a uma grande descarga de adrenalina no corpo, segundo o médico José Francisco Kerr Saraiva, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), relatou ao G-1 www.g1.com.br.

É essa adrenalina que aumenta a frequência cardíaca, a pressão arterial e a força de contração do músculo cardíaco e pode desencadear problemas do coração.

Além disso, o estresse pode provocar arritmias cardíacas e promover uma espécie de reação inflamatória no interior das artérias que favorece a formação de coágulos de sangue e de gordura pré-existente.

“Quando esse aumento de batimentos e de pressão acontece em um indivíduo saudável, o normal é que ele seja tolerável. No entanto, em idosos ou em pessoas com histórico de doença cardíacas, pode aumentar a incidência de infartos, inclusive fatais”, explica o médico José Saraiva.

As respostas do organismo ao estresse emocional dependem também da liberação de hormônios cerebrais. A concentração desses hormônios costuma variar de acordo com o grau de emoção experimentado pelo indivíduo, ou seja, aspectos como a importância do jogo, a rivalidade do adversário e o resultado da partida podem ter grande influência nos efeitos do estresse sobre o corpo.

Alimentação influencia

Para Leopoldo Piegas, coordenador do Programa de Infarto Agudo do Miocárdio no hospital HCor, a alimentação rica em gordura e sódio e o consumo de bebida alcoólica, que costumam acompanhar partidas de futebol, também favorecem a ocorrência de problemas cardíacos.

Futebol aumenta infartos

Pesquisadores brasileiros analisaram o número de internações no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência de doenças do coração e descobriram que os jogos da Copa do Mundo estão associados a um aumento de 4% a 8% na ocorrência de infarto entre brasileiros.

O estudo analisou as internações no SUS no período de maio a agosto de 1998 a 2010 e comparou a incidência de infarto e óbito entre os dias sem copa, dias de copa sem jogos do Brasil e dias de jogos do Brasil. A conclusão foi que a Copa do Mundo e, especialmente, os jogos da seleção brasileira, implicam maior incidência de infarto agudo do miocárdio na população.

Outro estudo, realizado na Copa do Mundo da Alemanha de 2006, revelou um aumento de 3,26 vezes no número de emergências por causas cardiovasculares nos homens e 1,82 vezes nas mulheres durante o período.

Os dados mostram que o aumento foi ainda maior quando os jogos eram dos anfitriões ou quando definidos nos pênaltis. A análise foi feita com moradores de Munique, uma das cidades sede do evento de 2006.

Pessoas com histórico

No entanto, os médicos destacam que o estresse causado pelo esporte só costuma afetar pessoas que já têm problemas cardíacos prévios.

“O esporte e a emoção por si só causam infarto? Não. Normalmente as pessoas que vão a uma partida de futebol e sofrem um infarto depois de uma situação de estresse violento já têm a doença cardíaca antes”, afirma Leopoldo Piegas, cardiologista do Hcor.

Recomendações

O aumento no risco de problemas cardiovasculares durante jogos de futebol é conhecido dos médicos e comprovado por meio de estudos científicos.

Por isso, cardiologistas aconselham que os torcedores sigam algumas dicas para evitar que o futebol se torne uma fonte de sustos.

“A minha primeira recomendação é que a pessoa não se deixe levar pela emoção. Futebol é pra gente brincar, não pra gente morrer do coração”, afirma o cardiologista José Francisco Kerr Saraiva.


+ Esportes