Formula Chopp

Francano morre de infarto logo após derrota do Santos pela Libertadores da América

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 31 de janeiro de 2021 às 11:45
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Aposentado, de 69 anos, não dormia havia dois dias de ansiedade com a partida decisiva

Vila Belmiro

Santos é um dos times que têm torcidas fanáticas no futebol brasileiro

A partida decisiva entre Santos e Palmeiras, pela Taça Libertadores da América, deixou a nação de fanáticos torcedores do alvinegro praiano frustrada com a derrota por 1 a 0 e a perda do título. Mas, para uma família francana, tomou ares de tragédia.

José dos Reis Souza iria completar 70 anos na próxima quinta-feira, dia quatro de fevereiro. Era santista fanático. Aguardava ansiosamente o jogo deste domingo.

A ansiedade era tanta que não conseguia dormir havia duas noites. Não via a hora de assistir o confronto comtra o rival Palmeiras.

Certamente, ficou tenso durante os mais de cem minutos de partida com os lances emocionantes da partida e as chances de gols perdidas pelos dois times.

Com um gol nos acréscimos, marcado por Breno Lopes, o Palmeiras se sagrou campeão.

A emoção para José dos Reis, que morava com a família no Jardim Noêmia, foi muita. Ele se sentiu mal e sofreu um infarto, morrendo pouco depois do jogo.

José foi sepultado na manhã deste domingo e, em respeito ao amor que tinha pelo time, estava vestido com a camisa do Santos.

Perigo

A situação ocorrida com o torcedor francano não é tão incomum, segundo especialistas.

Segundo o cardiologista César Jardim, em entrevista ao G1, isso acontece porque o estresse provoca uma descarga de adrenalina no corpo.

Com isso, os vasos se contraem, elevando a pressão e a frequência cardíaca, o que pode levar à formação de trombos ou até a um infarto, como ocorreu com o francano..

No caso dos jogos decisivos, as emoções tendem a ser ainda maiores e os idosos se tornam alvos em potencial, principalmente aqueles que já têm histórico de problemas de saúde.

A prevenção não é simples, uma vez que um torcedor fanático, mesmo diante dos riscos, dificilmente deixará de assistir um jogo decisivo.


+ Esportes