Crescimento, eliminar caspa… Usar ervas no cabelo realmente funciona?

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 6 de novembro de 2023 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alecrim, urtiga, aloe vera… com certeza que você já ouviu falar que esses produtos são bons para a saúde do seu cabelo

Com certeza você já deve ter ouvido sobre o benefícios de algumas plantas para os cabelos – foto Freepik

 

Alecrim, urtiga, aloe vera… com certeza que você já ouviu falar que esses produtos são bons para a saúde do seu cabelo.

A febre é tanta que as pesquisas de óleo de alecrim para os cabelos já passam das 200 milhões de buscas no TikTok gringo.

Só que nem toda receita caseira é segura ou eficaz para os cabelos e que muitos dos ingredientes virais ainda não são cientificamente comprovados.

“O óleo essencial de alecrim tem sido estudado e pode ter propriedades que estimulam o crescimento capilar, mas ainda são necessárias mais pesquisas para comprovar tais benefícios”, comenta a dermatologista especialista em medicina capilar, Lilian Brasileiro.

A médica especializada em tricologia, Priscila Barreto, ainda completa que o óleo essencial do alecrim é um ótimo ativo quando falamos de dermatite seborreica.

“Já temos estudos que comprovam uma melhora da circulação de sangue no couro cabeludo e também uma melhora na dermatite seborreica e da caspa, principalmente em pacientes mais jovens ou até mesmo crianças, que nós não podemos usar muitas medicações ou devemos evitar, como grávidas.”

Outra erva que promete bons resultados é a lavanda, que vem sendo estudada por seu potencial em aliviar problemas do couro cabeludo, como comenta Lilian. “A lavanda é conhecida por suas propriedades calmantes e vem sido usada em tratamentos de caspa.”

Já a urtiga é rica em nutrientes e pode ser benéfica para os fios. “Pesquisas indicam que a erva pode ajudar a reduzir a perda de cabelo e ainda promover o crescimento”, finaliza Lilian.

É importante relembrar que, muitas vezes, o ingrediente sozinho não fará efeito, já que não tem a concentração ideal de ativos para, de fato, fazer efeito no cabelo. Priscila dá uma dica das boas, para quem quer aproveitar os benefícios do alecrim: “Pingue 10 gotinhas de óleo essencial de alecrim no shampoo para absorver todos os benefícios do ingrediente.”

*Informações Glamour