Corte químico: Entenda o que é o problema e como evitar danos ao cabelo

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 14 de maio de 2023 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O uso excessivo de produtos químicos no cabelo podem deixá-los bastante fracos e quebradiços, causando o corte químico

O uso excessivo de produtos químicos pode danificar os cabelos – foto Freepik

 

O uso excessivo de produtos químicos no cabelo podem deixá-los bastante fracos e quebradiços.

Causado pela quebra severa dos fios, o corte químico acontece quando se utiliza uma química incompatível com o cabelo ou quando ele já está sobrecarregado, principalmente por excesso de descoloração ou alisamento.

“Um erro bastante cometido pela maioria das pessoas é não respeitar o tempo de recuperação da fibra capilar antes de realizar um novo procedimento químico. Isso influencia e muito na saúde do cabelo” explica Cleiton Vítor, cabeleireiro especialista em produtos capilares e sócio fundador da Felps Professional.

Como evitar o corte químico

Embora o corte químico seja um procedimento muito comum entre as mulheres, Vítor esclarece que existem alguns cuidados que ajudam a evitar esse problema.

O principal deles é o teste de mechas, que deve ser realizado sempre antes de qualquer processo químico.

O teste de mechas é feito separando uma mecha pequena do cabelo, aplicando o produto em questão e aguardando os resultados.

Assim, é possível descobrir se o cabelo está preparado ou não para receber a aplicação de novos produtos, o que garante uma transformação capilar mais segura.

Outra dica importante para manter a saúde dos fios é seguir e manter um cronograma capilar que ajude a hidratar, nutrir e reconstruir os cabelos dos danos provocados pelos procedimentos capilares.

Também é fundamental evitar o uso excessivo de fontes de calor como a chapinha e produtos químicos no cabelo.

“O mais importante é respeitar os limites dos fios para que eles se mantenham sempre fortes e vigorosos”, finaliza o profissional.

*Informações Alto Astral