Coringa: veja dicas de como usar o vinagre para a limpeza da casa e economizar

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 29 de junho de 2020 às 15:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Especialista em limpeza e higienização confirma: sempre tenha vinagre à mão para a limpar a casa

​Pergunte a qualquer especialista em limpeza e higienização e eles serão unânimes: sempre tenha vinagre à mão para a limpar a casa. 

O vinagre branco é uma maneira natural e eficaz de higienizar várias áreas da casa e ainda economizar, já que não é necessário ter um arsenal de produtos, um para cada local.

O biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, explica que há dois tipos de vinagre: o de mesa, mais usado para temperar, que tem 4% de ácido acético, e o de álcool, com 6% de ácido acético, considerado melhor para as ações de limpeza – do piso à sanduicheira, das bancadas ao micro-ondas. 

Apartment Therapy

1. Máquina de lavar

2- Micro-ondas

3. Sanduicheira
Se grudou queijo e demais ingredientes na hora de fazer um lanche, a dica do Dr. Bactéria é desligar o aparelho da tomada com ele ainda quente, colocar um pano sobre a parte de teflon, despejar vinagre sobre ele, fechar e esperar 2 minutos. Após esse tempo, abra e finalize a limpeza usando o próprio pano.

4. Liquidificador
Para higienizar o liquidificador, o Dr. Bactéria sugere colocar água até a metade de seu copo, 1 colher (sopa) de detergente e 1 colher (sopa) de vinagre. Bata até a espuma chegar à borda do copo e desligue. Espere cerca de 10 minutos e enxágue.

5. Lava-louças
Se o seu sabão normal para lavar louça não estiver dando conta, Dulude sugere jogar um pouco de vinagre na mistura para agir como um abrilhantador. 

“Para obter pratos reluzentes, use o detergente normalmente e adicione cerca de 2 xícaras de vinagre ao fundo da máquina de lavar louça”, diz ela. Mas evite colocar materiais plásticos nessa lavagem. 

6. Geladeira
Segundo Figueiredo, o vinagre age muito bem na desinfecção de geladeiras. Desligue o eletrodoméstico e retire tudo. 

Faça uma solução com 1 litro de água e 1 colher (sopa) de detergente e passe em toda a parte interna com esponja (do lado macio) ou pano. 

Depois, prepare uma solução com 1 copo de água e 1 de vinagre e volte a passar em toda a geladeira. 

Finalize com um pano úmido. “Se quiser, você pode colocar dentro da geladeira um potinho com bicarbonato de sódio seco para desodorizar”, indica.

7. Fogão
Para se livrar de sujeiras, o vinagre cítrico pode ser a solução, segundo Flávia Ferrari. A receita é simples: insira cascas de laranja e limão em um recipiente com vinagre. 

“Deixe curtir por duas semanas, assim os óleos essenciais das cascas da laranja e do limão vão sendo transferidos para o vinagre”, indica. Depois, é só passar a mistura para um frasco com borrifador e utilizar para a limpeza.

8. Pisos
Para limpar pisos é só misturar 1 copo de água e 1 copo de vinagre e usar essa solução. “Além de limpar, desinfeta e desodoriza, funcionando muito bem para esse tipo de superfície”, diz o biomédico. 

Evite, no entanto, pisos de madeira, pois o vinagre pode degradar a camada protetora da superfície, deixando-a mais vulnerável a danos e manchas.


+ Cotidiano