Como combater a constipação intestinal e ir no banheiro com mais frequência

  • Robson Leite
  • Publicado em 29 de junho de 2022 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De acordo com estudo publicado, cerca de 14% das pessoas sofrem ou sofrerão de constipação em algum momento de sua vida. 

Por definição, a constipação é uma condição na qual uma pessoa pode ter menos de três evacuações por semana; as fezes são duras, secas ou grumosas. A evacuação das fezes é difícil ou dolorosa ou permanece a sensação de que a evacuação não foi completa.

De acordo com um estudo publicado em 2018 na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, cerca de 14% das pessoas sofrem ou sofrerão de constipação em algum momento de sua vida.

Segundo o portal publimetro, os sintomas deste problema de saúde são menos de três “visitas ao banheiro” por semana, fezes duras e irregulares, sensação de bloqueio ou incapacidade de defecar.

Felizmente, certos alimentos podem ajudar a aliviar a constipação. Conforme explica a nutricionista Elise Mandl, esses alimentos a seguir hidratam o organismo e ao mesmo tempo suavizam as fezes e reduzem o tempo de trânsito intestinal.

Quais são os melhores alimentos para constipação?

Segundo o portal norte-americano Healthline.com, estes são os alimentos que, com base em estudos científicos, aliviam a constipação:

1. Alcachofra.

2. Ameixa seca.

3. Batata-doce.

4. Chia.

5. Chicória

6. Ervilha

7. Espinafre.

8. Aveia.

9. Feijão.

10. Figo.

11. Frutas cítricas.

12. Quefir.

13. Kiwi.

14. Lentilha.

15. Linhaça.

16. Maçã.

17. Pão de centeio integral.

18. Pera.

19. Ruibarbo

De acordo com o site, não é apenas importante introduzir gradualmente esses alimentos em sua dieta, mas também “beber bastante água e fazer exercícios para melhorar a regularidade (das visitas ao banheiro), a consistência das fezes e o conforto geral”.

Embargo

Este texto não oferece soluções para problemas médicos e/ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.


+ Nutrição