Conheça a técnica japonesa de cochilo curto que retarda o envelhecimento cerebral

  • Nene Sanches
  • Publicado em 30 de novembro de 2023 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O ideal é dar cochiladinhas de 20 a 30 minutos. Com isso, o cérebro tem um melhor volume cerebral total, principalmente para idosos

Olha que boa desculpa para tirar aquela soneca. Conhece Inemuri, uma técnica japonesa de cochilo curto que ajuda a retardar o envelhecimento cerebral? Mas não é aquele sono profundo, somente um relaxamento momentâneo no meio da longa jornada de trabalho.

A tradução literal da palavra significa “estar dormindo, mas presente”. No Japão, a Inemuri é muito usada como um breve descanso para recuperar as energias e se preparar para voltar à rotina produtiva.

Agora, um estudo publicado na revista Sleep Health, mostra que tirar uma sonequinha diária de 20 a 30 minutos faz muito bem à saúde e ajuda a retardar o envelhecimento cerebral.

Avise ao patrão que, além de descansar um pouquinho no intervalo, você está contribuindo para que o seu cérebro fique cada vez mais saudável.

Cochilo curto é prática antiga

Os japoneses dormem menos de sete horas por noite e lá, a relação com o sono é um pouco diferente. O costume da Inemuri começou a ser fortemente adotado na década de 1960 e se consolidou de uns tempos pra cá.

O relaxamento momento durante a longa jornada de trabalho ajuda a voltar para a rotina bem mais disposto.

Inemuri: cochilo curto melhora o cérebro

Segundo pesquisadores da Universidade de la República de Montevideo, no Uruguai, em parceria com pesquisadores de Harvard, os cochilos curtos são muito benéficos para nosso corpo.

O ideal é dar cochiladinhas de leve, de 20 a 30 minutos. Com isso, o cérebro tem um melhor volume cerebral total, principalmente para idosos.

Os resultados batem com outra pesquisa, desta vez da Universidade Nacional de Cingapura.

Veja os efeitos positivos do cochilo de curto prazo:

Melhora da memória

Otimiza o processamento de informações

Habilidade mental

Aumenta concentração

Melhora o humor

Desenvolve a criatividade

Prevenção de doenças

Como praticar a Inemuri?

Bom, o cochilo curto japonês tem algumas regras.

Primeiro, é preciso adormecer enquanto realiza outra atividade, como por exemplo esperar na estação de trem, descansar num banco de parque ou estar até mesmo trabalhando.

Segundo o portal Só Notícia Boa, a segunda característica fundamental é que a prática da Inemuri tem que durar entre 5 minutos a uma hora. Nunca mais que isso!!!


+ Comportamento