Conheça a origem do Dia das Mães no Brasil: uma celebração que une gerações

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 11 de maio de 2025 às 06:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Data tem raízes nos Estados Unidos e foi adotada no Brasil na década de 1930

O Dia das Mães é uma das datas mais especiais do ano, dedicada a homenagear e agradecer às mães por todo o amor, cuidado e dedicação. Mas você sabia que a origem dessa celebração remonta aos Estados Unidos?

A história do Dia das Mães começou em 1907, quando Anna Jarvis, uma americana da Virgínia Ocidental, organizou uma celebração para homenagear sua mãe, Ann Reeves Jarvis, que havia falecido dois anos antes.

Ann Reeves Jarvis foi uma ativista social que trabalhou para melhorar as condições de saúde e higiene em sua comunidade.

Anna Jarvis queria criar um dia para homenagear todas as mães e, após anos de campanha, o presidente americano Woodrow Wilson assinou uma proclamação presidencial em 1914, estabelecendo o segundo domingo de maio como o Dia das Mães nos Estados Unidos.

E no Brasil?

No Brasil, o Dia das Mães foi introduzido na década de 1930, graças ao trabalho do publicitário Adolfo Aizen.

A data foi escolhida para ser celebrada no segundo domingo de maio, assim como nos Estados Unidos.

Hoje em dia, o Dia das Mães é uma das datas mais importantes do calendário brasileiro, com famílias e amigos se reunindo para homenagear e agradecer às mães por todo o amor e dedicação. É um dia para celebrar a maternidade e a importância das mães na sociedade.


+ Cidades