Conheça a origem da expressão “tudo acaba em pizza” e a data em que foi criada

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 12 de julho de 2021 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Desta feita, diferente de outras expressões que nascem no meio do povo, essa foi criada para explicar como uma crise terminou bem ao fim da reunião

Uma reunião que tinha tudo para terminar em polêmica, acaba tranquila e diretores ainda saboreiam 18 pizzas: Tudo acaba em pizza

A expressão “tudo acaba em pizza” é muito usada para expressar a infelicidade com a política brasileira.

Ela se popularizou durante a crise política de 90, para depor Fernando Collor. Hoje, é uma dura crítica ao vício nacional sobre a impunidade dos crimes políticos. Mas quem foi o primeiro a usar a expressão?

O jornalista Milton Peruzzi é o pai da criança.

As histórias contam que a expressão foi criada para uma matéria da Gazeta Esportiva. Na década de 60, a Sociedade Esportiva Palmeiras passava por uma série de conturbações, e os dirigentes do clube ficaram mais de 14 horas fazendo uma reunião para decidir o futuro do time.

Após a reunião, todos os dirigentes (que estavam morrendo de fome), pediram 18 pizzas gigantes.

Milton Peruzzi estava presente na reunião, e no dia seguinte publicou uma matéria com o seguinte título: “Crise do Palmeiras termina em pizza”.

Acabar bem

Após essa matéria, o jornalista começou a usar a expressão em outras reportagens, e transformou a expressão no sinônimo de “acabar bem”.

A expressão até ganhou data de nascimento. O dia 31 de julho de 1992 ficou sendo o dia oficial do termo.

Assista ao vídeo explicando a data:


+ Gastronomia