Conheça 14 comportamentos de uma pessoa tóxica. Será que você está entre elas?

  • Robson Leite
  • Publicado em 2 de março de 2021 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O termo pessoa tóxica tem sido amplamente utilizado para descrever um tipo de personalidade que facilmente tem conflitos em quase todas as facetas de sua vida.

Segundo o site soycurioso.net, essas são as 14 características do comportamento de uma pessoa tóxica em um relacionamento.

Você é uma pessoa tóxica?

Verifique essas características e tire suas próprias conclusões.

As pessoas tóxicas têm certas características que as tornam tão particulares, responda sim ou não a essas afirmações e descubra se você é uma delas:

01. Você fala muito sobre essa pessoa.
Se você perceber que sempre traz à tona o assunto daquela pessoa; você reclama dele para amigos ou conhecidos. Você está dando mais importância do que tem, você dá tanto que começa a incomodar quem está te ouvindo.

02. Seu parceiro gera frustração ou até raiva.
Seu parceiro o irrita facilmente, porque as reações dele não são o que você espera, ou ele não é por iniciativa própria, você deve sempre encorajar a atenção que acha que merece.

03. Sua autoestima sofre facilmente
Você chora com facilidade, deseja a atenção dele o tempo todo, só fica feliz se ele fizer tudo o que você espera.

04. Você o culpa por seu comportamento ou atitude.
Você manipula todas as situações até que eu me desculpe porque é a única maneira de sentir que tudo ainda está sob seu controle.

05. Você adora falar sobre você
Você considera que todas as coisas que acontecem com você devem ser ouvidas pela pessoa com quem você compartilha sua vida; do contrário, você pode ficar com raiva muito facilmente.

06. Se o seu parceiro lhe contar sobre um problema
Você o escuta, mas considera que seus problemas são mais complicados e como sempre acabam falando de você.

07. Você quer empatia, mas nenhum conselho
Você adora que eles prestem atenção quando você chora, quando você se sente triste ou tem um problema, mas não quer que eles lhe digam o que fazer.

08. Você culpa os outros, especialmente o seu parceiro, por tudo de ruim que acontece com você
O comportamento típico do ser humano, procurar a culpa, se for o seu melhor parceiro, pois se você gerar um sentimento de culpa no seu parceiro você consegue mais atenção e controle sobre o relacionamento.

09. Suas conversas no WhatsApp
80% do que você escreve em suas conversas no WhatsApp estão em letras maiúsculas.

Ou se você disser “alô”, após 1 minuto ele não verá a mensagem e depois não responder, você envia várias mensagens curtas para chamar a atenção.

10. Depois de uma discussão
Você chega em casa e verifica suas redes sociais e do seu parceiro o tempo todo em busca de uma desculpa para retomar a discussão com argumentos que te farão sair vitorioso.

11. Você resolve “problemas” contando mentiras.

12. Opinião sobre como você está
Se você perguntar a opinião do seu parceiro sobre como você está e a resposta for “boa”, significa que ele não gostou e você trocou todas as roupas.

13. Em uma festa
Você prefere sentar-se com seu parceiro de um lado da reunião para poder criticar com calma todos os participantes.

14. Sua visão sobre o futuro
Está tudo dando muito errado, o mundo é uma “porcaria” e toda a humanidade deveria desaparecer porque são todos muito ruins.

Uma pessoa tóxica é caracterizada por seu comportamento narcisista que privilegia o “eu” como centro de tudo, pois é um estilo que lhe permite esconder facilmente as inseguranças e a baixa autoestima.

Mentiras, manipulação e culpar os outros são a forma clássica de resolver conflitos, além de acreditar que empatia é questão de gente fraca.

Quantas dessas afirmações correspondem à sua personalidade?


+ Comportamento