Complexo Viário do Champagnat recebe cuidados para ser asfaltado

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 2 de dezembro de 2020 às 05:17
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 10:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Obras estão na fase de terraplenagem e compactação para receber o asfalto na próxima etapa

As obras programadas pela Prefeitura de Franca no novo Complexo Viário ‘Dr. William Wanderley Jorge’, entre as Avenidas Champagnat e Dr. Alonso y Alonso, avançam a olhos vistos daqueles que circulam pelas imediações diariamente. 

Na última terça-feira, ganhou um impulso maior com a movimentação de máquinas pesadas fazendo a terraplenagem e compactação, deixando tudo pronto para que seja feito o asfalto em seguida. 

Apesar da instabilidade do tempo, com chuvas fortes em algumas regiões da cidade, não houve a necessidade da interrupção dos trabalhos, embora as equipes estivessem preparadas para medidas alternativas se fossem necessárias. 

Foram utilizados até caminhões pipas para fazer a irrigação e conter a poeira nas novas pistas que estão projetadas e sendo compactadas. 

No mesmo canteiro de obras outras equipes da Prefeitura, estas de engenharia elétrica do Departamento de Trânsito e Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, trabalhavam na estrutura de cabeamento para a etapa seguinte que virá nos próximos dias, da instalação da iluminação pública e respectivos semáforos que vão auxiliar no controle do tráfego.

O Projeto​

Ao buscar uma solução inteligente e condizente com os recursos disponíveis (vindos de repasses da ANP-Pré-Sal), a Prefeitura buscou dar uma solução para melhorar a segurança das pessoas e também o fluxo de veículos nesse cruzamento, palco de constantes congestionamento. 

Contará com uma ponte sobre o Córrego Cubatão, interligando em linha reta as duas pistas da Av. Champagnat no local onde havia a rotatória.  

As duas pistas da Av. Alonso y Alonso também estão com o alinhamento e guias prontos e serão interligadas em linha reta.

O local contará também com 4 alças interligando as duas Avenidas com suas respectivas pistas, sem desapropriações e com utilização dos espaços institucionais. 

Trata-se de um Cruzamento em Nível, com regulação das faixas principais a ser complementada por equipamentos semafóricos. 

Uma segunda ponte foi projetada e está recebendo o encabeçamento nas laterais, alguns metros acima do cruzamento das duas Avenidas, sobre o Córrego Cubatão, que vai permitir a operação retorno daqueles condutores que trafeguem pela Av. Alonso y Alonso, fazendo o sentido Shopping – centro, já que no espaço central não será permitida a conversão à esquerda.