Como fazer churrasco no fim de ano com preços altos das carnes? Veja dicas legais

  • Marcia Souza
  • Publicado em 29 de dezembro de 2021 às 11:00
  • Modificado em 29 de dezembro de 2021 às 11:43
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Substituição de carnes e até de acompanhamentos pode baratear a tradicional churrascada dos francanos

Carne

Substituição de carnes e até de acompanhamentos pode baratear a tradicional churrascada dos francanos

O preço das carnes está nas alturas, isso é fato. Como também é fato que os francanos, como todo brasileiro, gostam de “queimar uma carne” na churrasqueira.

Como conciliar, então, literalmente, a fome com a vontade de comer? Usando outra tradição brasileira, que é a criatividade para fazer festas ou qualquer tipo de evento com mais economia.

O que fazer?

Os especialistas recomendam, segundo matéria de O Globo, que o consumidor busque promoções nos supermercados, aproveitando campanhas como os dias da carne, que costumam ter preços mais baixos e mais opções de cortes.

Essa vai ser a estratégia de Thaissa Wenky, integrante do time de “caçadores de ofertas” do “Qual oferta” — plataforma dos jornais EXTRA, O Globo e Expresso que reúne, no impresso e no digital, promoções de supermercados, drogarias e lojas de departamento.

“Estou pensando em fazer um pequeno churrasco no Ano Novo, mas estou esperando para ver se o preço da carne baixa ou se tem alguma promoção”, disse.

Caso isso não aconteça, Thaissa diz que comprará menos carne bovina e completará com outras opções, como carne de porco e frango.

Ela ainda afirma que pretende substituir o arroz por diversos tipos de salada, como mix de folhas e salpicão, além farofa, mas sem os tradicionais bacon e calabresa, que igualmente estão bem caros.

Aumentos de preços

Entre as carnes, as que mais registraram aumento foram as carnes suínas, que subiram 31% nos últimos 12 meses; a carne bovina subiu 24,3%.

Os acompanhamentos do churrasco também registraram altas significativas. O arroz, por exemplo, ficou 68,7% mais caro, enquanto a batata, usada na salada de maionese, subiu 49,9% e o preço do tomate, do vinagrete, subiu 64,7%.

Até a farofa ficou mais cara, com o preço da farinha de mandioca subindo 9,7% nos últimos 12 meses.


+ Bem-estar