Como diminuir a ansiedade na passagem de ano. Veja 10 dicas práticas

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 31 de dezembro de 2023 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O sentimento de culpa, ansiedade e até depressão pelos desejos não alcançados é uma realidade que atinge muitas pessoas

O ano está chegando ao fim e estabelecer objetivos para o próximo ciclo faz parte da realidade de muitas pessoas. Acontece que nem sempre estamos na melhor fase ou cumprimos todas a metas estabelecidas anteriormente, o que pode tornar as festas de fim de ano um período difícil.

O sentimento de culpa, ansiedade e até depressão pelos desejos não alcançados é uma realidade. Isso acontece porque muitas vezes estamos em uma busca exaustiva pelo que a sociedade diz ser “realização”.

Por isso, encontrar pessoas queridas e atualizá-las sobre os acontecimentos do último ano pode ser exaustivo.

Então, cuidar da saúde mental é muito importante. Recentemente, a psicóloga especialista em emoções, Luana Ganzert, cedeu uma entrevista à agenda “Eu Atleta”, do GE, e deu 10 dicas para diminuir a ansiedade em épocas comemorativas.

Veja as dicas:

Estabeleça metas realistas: “evite colocar pressão excessiva sobre si mesmo para criar o momento perfeito”.

Planejamento antecipado das festividades de fim de ano: “planeje com antecedência, seja em relação a presentes, eventos sociais ou outras atividades, fazendo inclusive opções sobre em que confraternizações ir”.

Priorize o autocuidado com atividades físicas: “reserve tempo para atividades que promovam o bem-estar, como exercícios, meditação ou momentos de relaxamento, para equilibrar o estresse”.

Faça orçamento consciente: “estabeleça um orçamento realista para presentes e celebrações, evitando preocupações financeiras adicionais”.

Comunique-se: “converse com familiares e amigos sobre suas expectativas e preocupações, promovendo a compreensão mútua e aliviando possíveis tensões”.

Faça conexões reais: “concentre-se nas conexões pessoais e nas experiências, em vez de apenas nas expectativas materiais, para criar memórias significativas”.

Passe um tempo sozinho: “não hesite em reservar momentos para si mesmo, se sentir que precisa de tempo para se recarregar emocionalmente. Ninguém é obrigado a ir a todas as confraternizações que aparecem”.

Aceite o que deu errado: “reconheça que nem tudo precisa ser perfeito. Aceite as imperfeições e encontre beleza na autenticidade das experiências”.

Encontre suas prioridades: “identifique o que é mais importante para você durante as festividades e concentre sua energia nessas áreas, deixando de lado o que for menos essencial”.

Apoio profissional: “e a ansiedade persistir, buscar apoio de um profissional de saúde mental pode ser benéfico”.

(Com informações do portal Terra)


+ Comportamento