Como desentupir vaso sanitário; truque definitivo para você ficar livre do incômodo

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 15 de setembro de 2023 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O vaso sanitário banheiro em casa está entupido e você quer desentupir? Não entre em pânico. Veja o que pode ser feito

Quando se depara com a situação desagradável de um vaso sanitário entupido em casa, é importante manter a calma e saber que existe uma solução relativamente fácil para o problema.

Este inconveniente pode acontecer com qualquer um, mas com algumas dicas e truques eficazes, você pode resolver o entupimento por conta própria, economizando tempo e dinheiro em encanadores profissionais.

Primeiro, é útil entender por que os vasos sanitários entopem. Normalmente, isso acontece devido a uma obstrução física no encanamento.

Isso pode ser causado por uma combinação de papel higiênico, resíduos de sabonete, cabelos e outros detritos que acabam bloqueando o fluxo da água. Além disso, em alguns casos, objetos estranhos podem ser acidentalmente descartados no vaso sanitário, contribuindo para o entupimento.

Dicas

PASSO 1. DESLIGUE A ÁGUA

A parte inferior do vaso sanitário é chamada de base e é o que contém a bacia. Se o copo estiver cheio de água e prestes a transbordar, feche imediatamente a válvula que fornece água. A válvula geralmente está localizada à esquerda se você estiver de frente para o vaso sanitário. Em casos raros, quando o banheiro não fica perto de um canto, pode estar à direita.

PASSO 2. FAÇA UM DESENTUPIDOR COM UM CABIDE

Pegue um cabide e um alicate (ou qualquer outra ferramenta que possa cortar arame). Corte o gancho do cabide. Estique o cabide até obter um fio reto e use o alicate para dobrar um pequeno gancho alguns centímetros na extremidade do fio. Coloque no vaso sanitário, prenda os resíduos e divida-os. Sim, esse processo é nojento e pode fazer você vomitar, mas você quer desentupir a obstrução ou não?

PASSO 3. ANEXE UM DESENTUPIDOR PROFISSIONAL

Agarrar os detritos e quebrá-los criará uma passagem de água que levará embora as fezes. Em seguida, use um desentupidor de vaso sanitário e coloque-o sobre o orifício de drenagem no fundo da tigela. Gire suavemente a alça do desentupidor  como se estivesse mexendo uma panela, enquanto segura o copo do êmbolo firmemente sobre o ralo. Esta rotação assenta o copo do êmbolo e permite uma ação de mergulho poderosa.

Bombeie a alavanca do êmbolo para baixo, apontando diretamente para a abertura do dreno. Você deve sentir e até ouvir a sucção. Se você não conseguir fazer a água fluir, não há problema, basta repetir o passo 2 e tentar novamente.

PASSO 4. DESCARREGUE A CISTERNA

O vaso sanitário vai escoar a água com o lixo (nunca vi um que não escoasse e já limpei muitos vasos sanitários). Dê descarga na cisterna de duas a quatro vezes para terminar de arrastar os resíduos pelo ralo da casa e leve para o esgoto ou fossa séptica.

(Com informações do portal O Petróleo)


+ Casa e Decoração