Como checar se estão usando seu CPF sem você saber e assim evitar qualquer surpresa

  • Nene Sanches
  • Publicado em 14 de março de 2024 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Existem algumas ferramentas e dicas que podem te ajudar a monitorar o uso do seu CPF e evitar qualquer surpresa indesejada

Você já parou para pensar se o seu CPF está seguro? Com o avanço dos crimes digitais, como fraudes financeiras e roubo de identidade, fica a questão: como garantir que seus dados pessoais estão protegidos?

A boa notícia é que existem ferramentas e dicas que podem ajudá-lo a monitorar o uso do seu CPF e evitar qualquer surpresa indesejada.

Como monitorar seu CPF

Nesse mundo conectado, diversas instituições disponibilizam recursos para você acompanhar de perto a situação do seu CPF. Descubra quais são e como podem ajudar:

Denatran

Tem algo estranho no trânsito? O Denatran te dá a resposta. Uma checagem rápida pode mostrar se há alguma pendência vinculada ao seu CPF.

Serasa Experian

Quer saber quem está de olho no seu CPF? A Serasa Experian conta para você. Com o app Serasa Consumidor é possível verificar gratuitamente quem consultou seu documento nos últimos 90 dias. Para quem deseja detalhes, o Serasa Score é uma opção paga que revela o histórico de consultas, enquanto o Serasa Premium avisa imediatamente sobre qualquer movimentação.

SPC Brasil

Curioso sobre as consultas ao seu CPF? O SPC Brasil tem a resposta. Com o serviço SPC Avisa, você fica sabendo de todas as consultas, alterações e mudanças na sua nota de crédito através de notificações por e-mail ou SMS.

Evitando problemas além das finanças

Não são apenas as transações financeiras que estão em risco. A criação de perfis falsos em redes sociais ou a vinculação a entidades sem sua autorização também são preocupações reais. Uma busca rápida no Google com seu nome e CPF pode revelar se seu documento está sendo usado indevidamente.

Se por acaso você encontrar alguma atividade suspeita envolvendo seu CPF, o primeiro passo é contatar imediatamente a organização responsável. Ela poderá orientá-lo sobre os próximos passos e as ações legais a serem tomadas.

Segundo o portal Capitalist, as ferramentas mencionadas são suas aliadas para evitar que seus dados caiam nas mãos erradas. Adotar essas práticas mantém você à frente de potenciais fraudadores.


+ Tecnologia