Como aliviar estresse e exaustão mental no fim do ano com 9 dicas úteis

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 13 de dezembro de 2023 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O final do ano é um período de descanso e lazer, mas também de estresse e exaustão mental para muitas pessoas

Esgotamento físico e mental no final do ano é comum para muitas pessoas – foto Freepik

 

O final do ano é um período de descanso e lazer, mas também de estresse e exaustão mental para muitas pessoas. Isso ocorre por diversos fatores, como o acúmulo de trabalho, as festas de fim de ano e as cobranças sociais.

Segundo a International Stress Management Association (ISMA), estima-se que 30% da população brasileira pode ser afetada pela Síndrome de Burnout.

Essa síndrome é caracterizada por um esgotamento físico e mental, além de uma sensação de desmotivação e de falta de realização no trabalho.

Para evitar o burnout e aliviar o estresse e a exaustão mental no fim do ano, a psicóloga Katherine Sorroche recomenda algumas dicas:

Fique longe do celular o maior tempo possível. A sobrecarga digital tem cada vez mais influenciado nossa saúde mental.

O uso excessivo do celular pode gerar excesso de dopamina (hormônio do prazer), o que pode levar a um comportamento de comparação com outras pessoas e vidas de redes sociais, podendo trazer posterior frustração, tristeza, sentimentos de inadequação ou incapacidade.

Pratique grounding. A conexão com a natureza, para adultos e crianças, só traz benefícios ao corpo, à mente e ao cérebro.

Aproveite os dias que se aproximam para fazer atividades ao ar livre que proporcionem prazer em se conectar com a natureza: andar descalço na terra ou areia, mexer na água, tomar sol, apreciar a natureza.

Aprecie sua própria companhia. Leia um livro, assista a um filme, prepare uma refeição que você goste, resgate aquilo que te nutre emocionalmente.

Aprecie a companhia das pessoas que você ama. As conexões sociais têm efeito curativo para o corpo e para a mente.

Além disso, traz sensação de bem-estar e também pode promover trocas de ideias saudáveis e estimular o intelecto.

Coma bem. Aproveite para se alimentar melhor, com mais nutrientes, trazendo também calma e presença para o momento das refeições.

Pratique atividade física. A atividade física é uma ótima maneira de aliviar o estresse e a ansiedade. Procure atividades que você goste e que te façam sentir bem.

Durma. Cuide do seu sono e aproveite para dormir mais cedo e ter um sono de mais qualidade. O sono é essencial para a saúde física e mental.

Atenção consigo. Esteja atenta a si mesma, aos seus sentimentos e aos sinais do seu corpo. Na maioria das vezes, o corpo dá sinais de que precisa de descanso, de desaceleração. Respeite seus limites.

Autoconhecimento. Adquirir consciência sobre si mesma, desenvolver clareza sobre o que traz sentido, satisfação e realização para sua vida; aprender a lidar com suas emoções.

Tudo isso faz com que se construa clareza sobre a vida que se quer viver e seja possível, de fato, agir para construí-la.

O autoconhecimento é a base para o cuidado da saúde mental. Quando você se conhece, fica mais fácil entender o que te faz bem e o que te faz mal. Isso te ajuda a fazer escolhas mais saudáveis e a construir uma vida mais equilibrada.

A psicóloga Katherine Sorroche também recomenda aproveitar o fim do ano para rever condutas na intenção de alcançar uma vida mais equilibrada e uma rica saúde mental.

“Que tal aproveitar o final do ano para rever o que é importante para você? Faça um balanço entre o que está drenando sua energia e como você poderia recarregá-la”, indica.

Aqui estão algumas perguntas que você pode se fazer para refletir sobre sua saúde mental:

O que me faz feliz?
O que me faz sentir realizado?
O que me faz sentir cansado?
O que me deixa estressado?
O que eu posso fazer para melhorar minha qualidade de vida?

Responder a essas perguntas pode ajudá-lo a identificar áreas da sua vida que precisam de atenção.

Com um pouco de planejamento e esforço, você pode aproveitar o fim do ano para cuidar da sua saúde mental e começar o ano novo com mais energia e disposição.

*Informações Notícias ao Minuto


+ Comportamento