Comissões se tornam mais transparentes em 2020 na Câmara de Franca

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 20 de dezembro de 2020 às 10:12
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 12:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mesmo em ano de pandemia comissões da Câmara de Franca tiveram muito trabalho

Nessa atual legislatura, nós tomamos atitudes bem sérias em relação a essas comissões, relata Ilton Ferreira

Nessa série de matérias especiais, apresentamos os destaques da Câmara Municipal de Franca neste ano e legislatura. As comissões permanentes da Casa de Leis se aprimoraram em 2020, apostando na transparência e aproximando-se da população francana.

Desde fevereiro deste ano, a reunião semanal das comissões permanentes de Legislação, Justiça e Redação e de Finanças e Orçamento passou a ser transmitida ao vivo pelo perfil da Câmara no Facebook. 

Desse modo, a comunidade em geral passou a acompanhar a análise de projetos antes de sua apreciação no Plenário. Os munícipes, anteriormente, só podiam acompanhar os encontros se viessem presencialmente à Câmara. 

O presidente da comissão de Legislação e vice-presidente da comissão de Finanças, o vereador Ilton Ferreira (PL), comentou essa e outras mudanças estruturais da sua gestão:

“Nessa atual legislatura, nós tomamos atitudes bem sérias em relação a essas comissões. Procuramos fazer as transmissões ao vivo e convidar várias autoridades para participar das reuniões, inclusive o próprio prefeito [Gilson de Souza] e vários secretários municipais. Vimos que são órgãos muito importantes da Câmara, não só para os vereadores mas também para a própria população de Franca compreender como funciona esse trabalho. Eu espero que, no próximo mandato, os vereadores entendam a seriedade das comissões e passem a realizar encontros semanais de todas elas. Convidamos a população de Franca a participar dessas reuniões [presencialmente] ou mesmo de casa, assistindo ao vivo as reuniões”.

E essas não foram as únicas comissões permanentes da Câmara que inovaram em 2020. 

Desde o dia 2 de junho, a comissão de Saúde e Assistência Social, presidida pelo vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL), passou a realizar reuniões semanais, as quais não ocorriam antes. 

Similarmente às comissões de Legislação e Finanças, os encontros da comissão de Saúde e Assistência Social também eram abertos ao público e contavam com transmissão ao vivo via Facebook. As reuniões foram realizadas de maneira independente, às terças-feiras, nos meses de junho e julho, e depois em conjunto com as das comissões de Legislação e Finanças. Carlinho explicou o motivo de ter estipulado encontros periódicos:

“Devido à pandemia do novo coronavírus, quisemos fazer um trabalho mais próximo da Secretaria Municipal de Saúde e dos grupos criados pela pasta [para combater o covid-19]. A gente veio trabalhando semanalmente, procurando ajudar da melhor maneira possível. Com o esforço conjunto dos Poderes Legislativo e Executivo, podemos buscar resultados para a nossa cidade e a nossa população”. 


+ Política