Com nova onda de covid-19, veja alguns alimentos que ajudam a reforçar a imunidade

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 17 de junho de 2022 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

São vários os alimentos que podem ajudar a fortalecer as defesas do nosso organismo, para combater doenças como resfriados e gripes

Alguns alimentos são reconhecidos por ajudar a aumentar a imunidade do organismo

 

São vários os alimentos que podem ajudar a fortalecer as defesas do nosso organismo, para combater doenças como resfriados e gripes.

A seguir, veja uma lista desses alimentos que serão seus aliados no combate a bactérias e vírus.

Açaí

Este famoso superalimento é talvez uma das fontes mais famosas de antioxidantes naturais hoje.

Essa fruta, quando acompanhada de cereais no café da manhã ou consumida em smoothies, ajuda a eliminar os radicais livres do organismo e a eliminar as toxinas, fortalecendo assim nosso sistema imunológico.

Alho

O alho é bastante conhecido e utilizado na culinária, pois proporciona um sabor muito característico, mas este alimento também possui muitas propriedades benéficas para a saúde.

O alho é um potente bactericida capaz de combater infecções do aparelho respiratório e tem grande capacidade expectorante, sendo de grande ajuda para tosses com catarro.

Amêndoas

Consumir um punhado de amêndoas por dia pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, já que uma parte dessa fruta fornece 50% da dose diária necessária de vitamina E.

Vários estudos demonstraram que essa vitamina aumenta a resposta imunológica.

Batata doce

A batata-doce é um alimento estrela no mundo dos vegetais. Como as cenouras, elas contêm um importante antioxidante, o beta-caroteno, que é um precursor da vitamina A em nosso corpo.

A vitamina A é essencial para fortalecer o sistema imunológico, para manter uma visão saudável e para proteger contra os efeitos do envelhecimento.

Cereais

Estudos recentes sugerem que uma dieta pobre em vitamina B6, um nutriente encontrado principalmente em cereais como aveia, gérmen de trigo e arroz, diminui a resposta de nosso sistema imunológico.

Os cereais também contêm selênio, que além de fortalecer o sistema imunológico, reduz as doenças infecciosas e ajuda a ter uma recuperação mais rápida das infecções respiratórias.

Champignons

Os cogumelos e outros tipos de fungos aumentam a produção de glóbulos brancos, que são nossos aliados no combate a infecções e doenças.

Cítricos

Por conter grandes quantidades de vitamina C, laranjas, toranjas, mexericas, tangerinas e limões ajudam a combater e aliviar os sintomas de gripes e resfriados, além de fortalecer nosso sistema imunológico.

Frutas vermelhas

Framboesas, amoras, mirtilos e morangos ajudam a combater resfriados e aliviar os sintomas, pois são muito ricos em vitamina C e antioxidantes.

Se os consumirmos regularmente, seja acompanhados de iogurtes e cereais ou em vitaminas, as frutas vermelhas ajudarão a fortalecer nossas defesas.

Romã

A romã contém ácido fólico, vitamina C e antioxidantes. Um copo de suco de romã ajuda a combater dores de garganta e, como medida preventiva, se consumido diariamente, ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico, reduzindo muito a taxa de reprodução de micróbios que entram em nosso corpo.

*Informações Receitas Sem Fronteiras


+ Nutrição