compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Para um ambiente ainda mais agradável e protegido, complemente com telas, velas de citronela e difusores de óleos essenciais.

Durante os meses quentes, aumentam os mosquitos e pernilongos, causando incômodo e transmitindo doenças. Muita gente busca alternativas naturais, como plantas repelentes, para afastá-los de casa.
Ter uma planta repelente próxima de portas e janelas age como barreira natural, embeleza o ambiente e reduz o uso de produtos químicos.
Essas plantas liberam aromas agradáveis para pessoas, mas desagradáveis para os insetos. Também decoram o espaço e, muitas vezes, podem ser usadas na cozinha. Suas folhas e flores ajudam a tornar o ambiente mais confortável, especialmente em regiões com maior presença de insetos.
Elas perfumam o espaço, afastam insetos e trazem mais vida ao lar. São uma proteção extra e prática, pois basta posicionar vasos perto das entradas ou áreas externas. Algumas podem até ser usadas em receitas.
Qual é a melhor planta para afastar mosquitos e pernilongos?
A citronela é destaque. Seu aroma cítrico intenso, graças aos óleos citronelol e geraniol, repele mosquitos. Pode ser cultivada em vasos ou no solo, desde que receba boa luz e tenha drenagem.
Curiosidade: Na Indonésia, a citronela é considerada planta de proteção espiritual, além de usada em velas e incensos.
Use vasos próximos à porta, janelas e áreas externas. As folhas podem ser cortadas e usadas em potes ou esfregadas na pele (com cuidado para evitar alergias). Recomendam-se regas frequentes e podas leves.
Quais outras plantas ajudam a manter os insetos longe?
Outras espécies eficazes são:
Lavanda: Perfuma e afasta mosquitos.
Manjericão: Aroma intenso e repelente.
Hortelã: Bom efeito contra insetos.
Alecrim: Versátil e resistente.
Gerânio: Flores que afastam mosquitos.
Combinar essas plantas em vasos próximos à porta ou quintal potencializa a proteção e ainda decora o espaço.
Como montar um jardim resistente a mosquitos?
Escolha espécies adequadas ao clima e espaço. Deixe as plantas saudáveis, com regas e podas, e evite água parada nos pratos dos vasos.
Coloque as plantas perto de portas, janelas e áreas de lazer.
Combine diferentes espécies para reforçar o efeito.
Remova folhas secas com frequência.
Use folhas frescas em recipientes para proteger ainda mais.
Segundo o portal Tupi FM, para um ambiente agradável e protegido, complemente com telas, velas de citronela e difusores de óleos essenciais. Plantas repelentes próximas à entrada são uma solução natural e eficaz.