Chuvas persistentes em janeiro: saiba o que causou tantas precipitações em Franca

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 3 de fevereiro de 2025 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fenômeno climático resultou em volume de chuva muito acima da média histórica da cidade.

Janeiro de 2025 foi marcado por fortes chuvas em diversas partes do Brasil, e em Franca, a quantidade de precipitação registrada superou em muito os índices habituais para o mês. O município enfrentou episódios de chuvas torrenciais, resultando em transtornos no trânsito e outros impactos. Mas o que causou esse volume excessivo de chuva?

De acordo com meteorologistas, o principal responsável por esse fenômeno foi a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que trouxe umidade em excesso da Amazônia para o Sudeste. A ZCAS é um sistema meteorológico que provoca a concentração de chuvas intensas e duradouras, particularmente durante o verão. Além disso, a presença de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Oceano Atlântico contribuiu para o aumento da instabilidade, potencializando as precipitações.

Umidade relativa

Outro fator importante foi a alta umidade do ar, característica do clima tropical da região. A combinação de umidade elevada e a ZCAS resultou em um cenário propenso a chuvas fortes e contínuas. Segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em Franca, o acumulado de chuva no mês ultrapassou 300 mm, um número muito acima da média histórica para o mês de janeiro.

Além dos impactos imediatos, como inundações e transtornos, esses fenômenos climáticos são um reflexo das mudanças climáticas globais, que têm alterado padrões de precipitação em diversas regiões do Brasil.

A expectativa é que, nos próximos anos, fenômenos como esse se tornem mais frequentes, exigindo planejamento urbano e políticas públicas voltadas para a adaptação ao novo cenário climático.


+ Cidades