Chuva de estrelas cadentes será esta semana, com quase três meteoros por minuto

  • Nene Sanches
  • Publicado em 11 de dezembro de 2023 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O pico do evento está marcado para ocorrer entre os dias 13 e 14, uma vez que a quantidade de resíduos do meteoro é maior

Dezembro chegou e com ele a última chuva de estrelas cadentes de 2023. Para os amantes e entusiastas da astronomia, o evento poderá ser visto do Brasil!

É durante o último mês do ano que ocorrem as Gemínidas, chuvas de meteoros que vão preencher os céus durante dezembro. As Gemínidas ocorrem por conta da passagem do objeto 3200 Faetonte, um asteroide com diâmetro de aproximadamente 5km.

O evento atinge seu auge nas noites de 13 e 14 de dezembro, às 22h. Para ver o espetáculo da melhor maneira possível, procure um local que não esteja nublado e fique afastado das cidades, já que a poluição luminosa pode atrapalhar a visualização de meteoros.

Ápice da chuva

O fenômeno começou no último dia 4, e perdura por algumas semanas. Segundo astrônomos, o pico do evento está marcado para ocorrer entre os dias 13 e 14, uma vez que a quantidade de resíduos do meteoro é maior.

Entre às 22h do dia 14 e 2h da manhã do dia 15, olhe para o céu e acompanhe um dos fenômenos lindos da natureza!

Como observar?

Segundo o portal Só Notícia Boa, a primeira dica é torcer para não estar nublado, uma vez que as nuvens dificultam a observação do fenômeno.
Outra dica dada pelos especialistas é se afastar de pontos muito luminosos.

As luzes podem dificultar a visão da Gemínidas, porque atrapalham você a ver os asteroides menores e mais discretos.


+ Astronomia