Cardiologista cita as quatro melhores frutas para baixar a pressão arterial

  • Robson Leite
  • Publicado em 25 de dezembro de 2023 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

No Brasil, a pressão alta atinge 30% população adulta. Segundo um cardiologista, quatro frutas podem ajudar no controle da hipertensão

Entre as doenças com maior incidência em todo o mundo, a cardíaca continua sendo a principal causa de morte, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Da série de problemas cardiovasculares, o mais frequente é a pressão alta. No Brasil, a condição atinge 30% população adulta. Segundo um médico, quatro frutas podem ajudar no controle da hipertensão.

Com mais de duas décadas de experiência, o cardiologista David Sabgir concedeu entrevista ao portal estadunidense Eating Well (clique aqui) 

O especialista em saúde do coração recomendou comer determinadas frutas devido ao fato desses alimentos terem propriedades nutricionais capazes de estabilizar ou reduzir a hipertensão. Confira!

01. Banana

Conforme salientou o cardiologista, a banana parece ter sido “embalada” em um nutriente saudável para o coração: o potássio. “O mineral é reconhecido pela capacidade de reduzir os efeitos do sódio no corpo e de aliviar a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos”, atestou.

Sabgir explicou como o potássio age no organismo. Nas situações em que corpo estiver retendo muita água, consequentemente haverá mais líquido no sangue, o que aumenta a pressão arterial. O nutriente auxilia na remoção de parte do excesso de fluídos.

02. Abacate

Assim como a banana, o abacate dispõe de uma quantidade significativa de potássio. Apenas uma porção do alimento pode oferecer em torno de 250 miligramas do mineral essencial para o funcionamento do organismo.

Além do potássio, Sabgir evidenciou que os “alimentos cremosos” apresentam fibras dietéticas e gorduras insaturadas. Os dois compostos tendem a beneficiar a saúde cardiovascular.

03. Bagas

Costuma comer frutas do tipo bagas no café da manhã ou como lanche, saiba que está fazendo algo positivo para o coração. Consumir mirtilos, amoras ou framboesas constantemente favorece com o controle da pressão arterial.

“As frutas vermelhas contêm antioxidantes, incluindo antocianinas, que pesquisas sugeriram ajudar a reduzir a pressão arterial”, destacou o cardiologista

04. Kiwi

David Sabgir frisou quanto ao consumo de kiwi ser uma boa fonte de vitamina C, nutriente com ativos que contribuem com a redução da pressão arterial em pacientes com “hipertensão primária”. A fruta também soma teor de potássio. Para comprovar a tese, o médico expôs estudos.

“Pesquisas recentes descobriram que uma porção diária de kiwi pode reduzir a pressão arterial sistólica [o índice corresponde ao valor mais alto que aparece durante uma aferição]”, disse o cardiologista.

Segundo notícia do portal Metrópoles, ele se referiu a um estudo publicado pela revista Nutrients.


+ Nutrição