CAPS Renascer faz almoço de Natal para maior vínculo entre pacientes e familiares

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 23 de dezembro de 2023 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mais de cem pessoas prestigiaram o evento natalino no Centro de Atenção Psicossocial que trata casos de dependência em álcool e drogas

Com o propósito de confraternizar e fortalecer vínculos entre pacientes e seus familiares, aconteceu nesta sexta-feira, 22, o II Natal Renascer do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) III Renascer.

O encontro natalino contou com a presença de 115 pessoas. Para a abertura, foi servido um caprichado café da manhã e promovidas atividades para a família e usuários, abordando com eles sonhos, perspectivas de futuro e conquistas.

Os presentes também assistiram a um vídeo de retrospectiva dos principais acontecimentos do ano de 2023. Para encerrar o dia festivo, foi servido o almoço especial de Natal.

Vínculos fragilizados

“Pelo segundo ano consecutivo, realizamos o ‘II Natal Renascer’. Além da presença dos pacientes, fizemos um convite especial para os familiares também. Por ser uma data festiva, em que as famílias se reúnem, este ano fizemos um encontro entre familiares e pacientes, principalmente pelo fato de que a maioria do público que atendemos tem vínculos familiares fragilizados ou rompidos pela questão do uso de drogas. Então, convidamos as famílias para a comemoração do nosso Natal, no intuito de fortalecer vínculos e despertar a vontade de reconstrução do laço familiar”, afirmou o psicólogo Fernando Miguel, coordenador do CAPS Renascer.

O cozinheiro Diogo Henrique Pereira, de 44 anos, é paciente do CAPS desde agosto de 2021. Dependente químico há mais de 20 anos, ele comentou a importância da unidade para superar o problema e se reaproximar da família. A mãe dele e a irmã o acompanharam no Natal especial.

“O CAPS foi peça fundamental na minha vida, me deu estabilidade. Hoje sei que não sou curado, mas me sinto mais humano, aprendi aqui a dar valor nas coisas mais simples da vida e principalmente em minha família, que é meu maior bem. O CAPS ainda me ajudou a me reconciliar com eles e estar em família. Agora me sinto vivo, me cuido, busco ser melhor, com pensamentos positivos e oração diária”, afirmou o paciente.

Sentimentos

Patrícia Pereira, irmã de Diogo, comentou a gratidão que ela e os familiares têm pelos atendimentos oferecidos pelo Centro de Atenção Psicossocial.

“Estávamos rendidos à destruição, jogados ao abismo. Em meio às ruínas, a nossa via de salvação foi o CAPS, que nos acolheu e nos deu a oportunidade de lutar pela vida; acreditou no meu irmão em meio a tantas dificuldades que o puxavam para o buraco. O CAPS agiu no momento certo, resgatando a dignidade, o respeito, a vontade de seguir e de lutarmos juntos. Temos a oportunidade de sermos presenteados nesse Natal com o melhor presente, de termos o filho pródigo resgatado. O meu agradecimento especial à Família CAPS”.

O CAPS AD III Renascer

O CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas) Renascer é um serviço da área de saúde mental que atende pessoas com transtornos ligados ao consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas.

O funcionamento é 24 horas por dia e de portas abertas, ou seja, não precisa de encaminhamento ou agendamento prévio. A unidade, mantida pela Prefeitura de Franca e administrada pela Fundação Espírita Allan Kardec, funciona na rua Cavalheiro Petráglia, 80, Vila Santos Dumont.

Mais informações pelo telefone (16) 3703-7780.


+ Boas Ações