Campanha Dezembro Verde, que visa à proteção animal, já faz um ano no Estado de SP

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 10 de dezembro de 2022 às 06:30
  • Modificado em 10 de dezembro de 2022 às 10:40
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Governo do Estado aponta 17.962 denúncias de maus-tratos registradas no último ano

Governo do Estado aponta 17.962 denúncias de maus-tratos registradas no último ano

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo instituiu, em março de 2021, a campanha Dezembro Verde, que luta contra o abandono de animais.

Regida pela Lei 17.343/2021, a ação tem como objetivos conscientizar a população a respeito da guarda responsável, apoiar iniciativas como feiras de adoção e estimular a castração de cães e gatos.

O projeto de lei, de autoria dos deputados Maurici (PT) e Alex de Madureira (PL), foi baseado na necessidade de valorização da causa animal.

Para os parlamentares, é necessário que haja conscientização da população sobre as consequências do abandono, a importância da castração, os princípios da guarda responsável, o papel de cada um em denunciar maus-tratos, criadores clandestinos e crueldades contra os animais.

De acordo com a justificativa da norma, o abandono de animais é crime federal (Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998), com pena que pode chegar a um ano de prisão. A depender da situação de abandono, a saúde do animal pode ser comprometida, fator que pode estender a punição.

No Estado de São Paulo, o último levantamento da Secretaria de Segurança Pública (SSP), realizado em 2021, aponta que 17.962 denúncias de maus-tratos foram registradas no último ano. O aumento foi de 16,4% em comparação a 2020, com 15.478.

Leis aprovadas na Casa

Além da campanha, a Alesp também conta com outras leis voltadas à proteção animal. O Código de Proteção aos Animais do Estado, criado por meio da Lei 11.977/2005, é uma legislação constantemente atualizada, a fim de aumentar as medidas de proteção à fauna paulista.

O documento trata dos mais diversos tópicos a respeito do assunto, regulamentando setores como caça e pesca, além de dispor sobre transporte de animais, controle de doenças, abate e atividades de tração e carga.

Como denunciar

Casos de maus-tratos ou negligência contra animais podem ser denunciados em qualquer delegacia ou por meio do 190. Pela internet, é possível registrar a ocorrência na Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (www.webdenuncia.org.br/depa)


+ Política