Calçados têm queda brusca na produção e retroagem ao patamar de duas décadas atrás

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 31 de janeiro de 2021 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Entre janeiro e novembro de 2020 a queda acumulada ficou em 23,4%, segundo Abicalçados

Sapato produção

Setor calçadista é responsável pela geração de 255 mil vagas de empregos no país

Mesmo experimentando uma recuperação no último bimestre de 2020, o setor calçadista nacional, responsável pela geração de mais de 255 mil empregos diretos no Brasil, vem mostrando preocupação quanto à sustentabilidade da retomada para os próximos anos.

O presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira, destaca que o setor deve encerrar 2020 com uma queda de 22% na produção de calçados, retornando ao patamar de 16 anos atrás, algo em torno de 710 milhões de pares.

“São 200 milhões de pares a menos do que no ano anterior. Isso significou empregos de milhares de pessoas. Somente no pico da pandemia do novo coronavírus, entre março e junho perdemos mais de 60 mil postos”, conta o dirigente.

Porém, o setor passou a experimentar uma recuperação com a abertura gradual do varejo no segundo semestre, mas que não foi suficiente para “salvar” 2020. Em novembro passado, conforme o IBGE, a produção de calçados teve o único resultado positivo ante mesmo mês de 2019, 6,7%. “Ainda assim, entre janeiro e novembro de 2020 a queda acumulada ficou em 23,4%”, informa Ferreira.


+ Economia