Biblioteca Municipal de Franca retoma Degustação Literária nesta sexta-feira, 22

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 21 de outubro de 2021 às 13:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Degustação Literária desta sexta-feira, 22, acontece no formato on-line e homenageia o escritor Mário Quintana

Degustação Literária acontece no formato on-line e homenageia o escritor Mário Quintana

 

A Biblioteca Municipal “Dr. Américo Maciel de Castro Júnior” anuncia para esta sexta-feira, 22, a retomada no formato on-line, do projeto Degustação Literária, a 38ª edição.

O evento será realizado a partir das 19h e irá homenagear o escritor Mário Quintana.

A realização seguirá no formato on-line, através da Plataforma Google Meet e será mediado pela escritora e psicanalista Maria Luiza Salomão, promovendo a leitura e a apresentação dos livros escritos por Mário Quintana.

As pessoas interessadas em participar do evento, poderão entrar em contato com a Biblioteca Central pelos telefones (16) 3711-9323 e 3711-9229 ou realizarem a inscrição pelo formulário, citado abaixo, onde constarão o contato para onde será enviado o link para participação:
https://docs.google.com/forms/d/1c_oV_r031MQFpY2whrEBb6h1IPH30klwW_dCOWH6LoY/edit.

O Projeto de leitura “Degustação Literária” vem se consolidando desde 2015. Desde sua primeira edição em maio daquele ano, foram degustados textos de diversos autores consagrados da literatura brasileira tais como: Chico Buarque de Holanda, Marina Colasanti, Graciliano Ramos, Mário de Andrade, Lima Barreto, Ana Maria Machado, Ignácio Loyla Brandão, Guimarães Rosa, Carlos Assumpção, Perpétua Amorim dentre outros.

Mantendo a originalidade, a Degustação, tem por objetivo, proporcionar um espaço de estímulo à leitura, com a apresentação de textos de escritores brasileiros renomados e contemporâneos levando a reflexões e a aquisição de novos conhecimentos.

Quem foi Quintana

Mário Quintana (1906-1994) foi um poeta, tradutor e jornalista brasileiro. Foi considerado um dos maiores poetas do século XX. Mestre da palavra, do humor e da síntese poética, que em 1980 recebeu o Prêmio Machado de Assis da ABL e em 1981 foi agraciado com o Prêmio Jabuti.

Mestre das coisas simples, uma das frases mais geniais do autor reflete a importância de usarmos nosso tempo com inteligência: “Não faças da tua vida um rascunho, poderás não ter tempo de passá-la a limpo.”

Escreveu obras poéticas, além de obras infanto-juvenis, sendo que as principais são: A Rua dos Cataventos (1940), Canções (1945); Sapato Florido (1947) .


+ Cultura