Biblioteca de Franca é premiada com Viagem Literária e curso sobre Curadoria

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 20 de abril de 2022 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O curso Curadoria Colaborativa é gratuito e voltado aos profissionais em geral, que trabalham em Bibliotecas ou com educação

Bibliotecas de Franca retomarão atendimento presencial mediante agendamento

Biblioteca de Franca foi contemplada com dois projetos do Siseb

 

A Biblioteca Municipal de Franca, ‘Dr. Américo Maciel de Castro Júnior’, unidade vinculada à FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), foi contemplada com dois projetos do Sisesb (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo), um curso de Curadoria Colaborativa, cujas inscrições começaram na última segunda-feira, além da 14ª edição do Viagem Literária.

A cidade concorreu com 119 municípios e ficou entre os 62 selecionados.

O curso Curadoria Colaborativa é gratuito e voltado aos profissionais em geral, que trabalham em Bibliotecas ou com educação, onde o foco é contribuir com a formação de acervos inclusivos e diversos.

As inscrições devem ser feitas on-line, pelo link https://siseb.sp.gov.br/agenda/. O curso será ministrado por Cida Fernandez, no dia 20 de maio, das 9h às 16h.

Cida Fernandez  é bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco, responsável pelo Programa “Direito à Leitura”, do Centro de Cultura Luiz Freire e assessora do Programa “Prazer em Ler” da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias.

Serão abordados conteúdos sobre temas e linguagens: diferenças, semelhanças e cuidados na abordagem da curadoria coletiva e colaborativa; Curadoria para acervos de bibliotecas físicas (públicas, comunitárias e escolares): enfoques temáticos; Curadoria no combate às notícias falsas e à desinformação em mídias sociais: atendimento às necessidades das comunidades de usuários e usuárias.

Quanto ao projeto Viagem Literária, ainda sem o calendário definido, é um espaço onde um escritor renomado é convidado a participar de um Sarau Literário, falando sobre suas obras e respondendo questionamentos do público. Em breve, serão divulgadas mais informações.


+ Cultura