Bebida alcoólica é calórica e faz engordar muito: é mito ou é verdade?

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 13 de dezembro de 2021 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fora as calorias inerentes ao álcool, ainda é preciso contabilizar os elementos que compõem o drinque

Fora as calorias inerentes ao álcool, ainda é preciso contabilizar os elementos que compõem o drinque

Bebida alcoólicas engordam ou é só lenda? É fato, mas é preciso entrar mais a fundo no assunto para entendermos melhor.

Fora as calorias inerentes ao álcool, ainda é preciso contabilizar os elementos que compõem o drinque, como açúcar, xaropes, leite condensado e refrigerantes, que devem ser evitados.

“Tanto em bebidas quanto em comidas, o segredo é dar um passo para trás e observar os ingredientes”, recomenda a nutricionista Carmem Franco, coordenadora do curso de Nutrição da Fadergs.

Como se não bastasse o valor energético elevado, o álcool raramente vem sozinho. Geralmente, os drinques são acompanhados por petiscos igualmente ou mais calóricos.

Portanto, além de maneirar na bebida, é preciso ficar atento à comida, evitando as opções industrializadas ou muito gordurosas.

Mas isso não quer dizer que você não possa ou não deva brindar em uma ocasião especial, muito pelo contrário. Carmem afirma que, para pessoas sem nenhum problema de saúde, o consumo eventual e moderado de bebida pode ser saudável.

Confira o ranking das calorias (em 100ml) 

Cerveja – 42,8

Espumante – 66,6

Vinho – 80

Tequila – 120

Rum – 222,2

Uísque – 222,2

Vodca – 232

Gin – 260

Cachaça – 240

Minimizando os efeitos ruins do álcool 

A primeira — e mais importante — dica é: beba moderadamente. Tomar bastante água durante o consumo também reduz os efeitos do álcool, como dor de cabeça, diurese excessiva e alterações digestivas, diz a nutricionista funcional Gabriela Zanatta Port.

“Também recomendo a meus pacientes a tomarem um suco bem poderoso após o consumo de bebidas alcoólicas, que ajuda o fígado a desintoxicar”, diz a especialista.

Essa bebida deve conter um vegetal (couve, espinafre ou agrião, por exemplo), duas frutas, gengibre ou cúrcuma, que têm poder anti-inflamatório, chia ou linhaça e água.

“Eles são ricos em probióticos que recuperam a microbiota intestinal”, justifica Gabriela.

Por fim, nunca beba em jejum. Se você está de olho no peso, elencamos algumas das bebidas mais comuns e suas calorias aproximadas (nas doses mais consumidas) para mostrar o impacto do álcool na balança.

Veja:

Cerveja e chope

150 calorias (350ml)

Teor alcoólico: de 5% a 9%

Sim! A cerveja é considerada mesmo “pão líquido” em função do tanto de carboidrato que leva por conta dos seus ingredientes.

A depender da receita da cerveja, as calorias também podem sofrer pequenas variações. Outro ponto contra chope e cerveja é que, por terem teor alcoólico mais baixo, a tendência é de que as pessoas tomem em maior quantidade.

Em quantidades moderadas, algumas cervejas podem ser melhores para quem está de olho na balança:

“As cervejas artesanais, por exemplo, costumam prezar mais pela qualidade dos ingredientes. Algumas utilizam fermentação natural, sendo bebidas melhores que as mais simples”, diz Gabriela.

Vinhos

120 calorias (150ml)

Teor alcoólico: de 8% a 14%

Bastante badalado, o vinho tinto agrega algumas qualidades em relação às demais versões: “Os tintos e secos, à base de uvas escuras, possuem maior teor de polifenóis, como o resveratrol, que tem poder antioxidante e cardioprotetor”, comenta Gabriela.


+ zero