Beber água é muito importante para preservar a saúde, mesmo nos dias mais frios

  • Marcia Souza
  • Publicado em 1 de junho de 2023 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Profissionais da nutrição destacam que corpo humano é composto por mais de 70% por água; hidratação é fundamental

Profissionais da nutrição destacam que corpo humano é composto por mais de 70% por água; hidratação é fundamental

O corpo humano é composto por, aproximadamente, 70% de água e o seu consumo é fundamental à vida, inclusive nos dias frios ou chuvosos.

Ainda assim, muitas pessoas subestimam a importância desse líquido para o bom funcionamento do organismo.

A água participa de quase todos os processos fisiológicos do corpo humano, ou seja, sua ingestão é tão essencial quanto a de alimentos.

Assim, é possível constatar que se manter hidratado é essencial para o equilíbrio biológico e a manutenção geral da saúde.

O corpo não guarda água

A ingestão de água se torna ainda mais indispensável devido à incapacidade de armazenamento hídrico do corpo humano.

Após o seu consumo, a água é distribuída por todo o organismo e, consequentemente, eliminada de forma contínua e natural, como por meio do suor.

A água é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, e seus benefícios vão muito além da hidratação. Ela é responsável, em parte, pela produção de energia no organismo.

Energia em líquido

Nosso corpo depende do oxigênio para promover a produção de energia, para que os nossos sistemas consigam funcionar e a gente consiga ter esse equilíbrio do nosso sistema respiratório, tráfego gastrointestinal, coração.

Então, para que todos os sistemas consigam se manter funcionando, a gente precisa de energia e essa energia, chamada de ATP, vai vir por meio de várias vias metabólicas.

A maioria delas vai necessitar de oxigênio, e esse oxigênio a gente consegue através, além da respiração, da água que ingerimos”, explica a profissional.

A água auxilia no transporte de nutrientes pelo organismo, a regular a temperatura corporal e a eliminar, por meio da urina, as toxinas presentes no corpo.

Ajuda a emagrecer

A água também ajuda na digestão e favorece o funcionamento do intestino. Na estética, a ingestão desse líquido é uma forte aliada no processo de emagrecimento e contribui para deixar a pele com uma aparência mais viçosa e hidratada.

O consumo de água deve ser proporcional à quantidade de fluidos eliminados ao longo do dia.

Quando isso não acontece, o organismo pode dar indícios de desidratação por meio de alguns “sinais”: sensação de sede, cansaço físico, dores de cabeça, escurecimento da urina, constipação e até febre.

Essas advertências são uma forma de o corpo avisar que, caso a ingestão de água não aumente, podem ocorrer sérias consequências.

Quantidade

Ao contrário do que muitos acreditam, não existe uma quantidade ideal de água a ser consumida. Isso varia conforme a idade, o peso corporal do indivíduo e outros fatores, como as atividades realizadas por ele.

De acordo com os nutricionistas, para um paciente entre 19 e 59 anos, uma ingestão hídrica diária baseada, em média, em 35 ml por quilo de peso.

Porém, essa fórmula não se aplica a pacientes que são considerados atletas. Para os pacientes que praticam atividade física, nós nutricionistas também calculamos uma hidratação pré, intra e pós-treino”.

Rotina

A ingestão de água deve fazer parte da rotina diária do indivíduo, especialmente após a prática de exercícios físicos e atividades que mantêm o corpo em movimento.

A atenção também deve ser maior durante o verão, quando a taxa de transpiração costuma aumentar para que o organismo mantenha sua temperatura interna, mas no inverno, como agora, também é fundamental o consumo.


+ Bem-estar