Barriga inchada? Saiba quais alimentos cortar da dieta para evitar o mal-estar

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 22 de outubro de 2020 às 05:36
  • Modificado em 22 de outubro de 2020 às 05:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O desconforto é causado quando carboidratos não são digeridos adequadamente pelo intestino delgado

Sentir o estômago inchado é um mal-estar comum na vida de muitas pessoas. 

O desconforto é causado, sobretudo, quando os carboidratos não são digeridos adequadamente pelo intestino delgado, deixando a barriga com aspecto arredondado. Em casos de alergias alimentares, a ocorrência é ainda maior.

No entanto, apesar de ser comum, o inchaço pode ser evitado, conforme as dicas de nutricionistas entrevistados pelo portal The Sun.

Segundo eles, certos alimentos podem ser dispensados da dieta de quem costuma sentir esse desconforto.

Comidas processadas​

Quem nunca escolheu um pacote de biscoito recheado em vez de uma fruta que atire a primeira pedra. 

Alimentos processados, como refeições de micro-ondas, doces, batatas fritas e donuts são os mais “fáceis”, porém, muito menos saudáveis.

De acordo com o nutricionista Nick Hay, esse tipo de refeição, rica em conservante e em aditivos químicos, ajuda o estômago a inchar.

“Sua melhor aposta é comer alimentos naturais ou muito próximos de seu estado natural original, como peixes, ovos, grãos inteiros, nozes, vegetais e folhas verdes escuras. Verifique a lista de ingredientes primeiro. Se você não consegue pronunciar, pode não ser bom para você”, disse.

Trigo​

Por serem ricos em frutanos, um tipo de carboidrato difícil de ser digerido pelo organismo, o derivados do trigo pioram o quadro. 

Especialistas ouvidos pelo The Sun garantem que isso acontece porque quando os carboidratos não podem ser absorvidos, eles são fermentados pelas bactérias intestinais, provocando desconforto. 

O frutano está presente em produtos como pão, macarrão, cebola, alho, cevada, pistache e brócolis.

“O glúten pode causar problemas mesmo para quem não é celíaco. Se você acha que o trigo pode ser um fator que contribui para o seu inchaço, tente cortá-lo por algumas semanas para ver se os sintomas melhoram”, recomendou a nutricionista Kim Pearson.

Bebidas alcoólicas​

Outro fator causador do mal-estar no estômago é o álcool. Segundo o Nick Hay, não há nenhum problema na ingestão de bebidas alcoólicas, desde que não haja exagero e que o consumidor seja maior de 18 anos. 

Ele afirmou que nas mulheres, além do inchaço, a bebida pode causar uma elevação nos níveis de estrogênio, aumentando o risco de ganho de peso.

“O glúten pode causar problemas mesmo para quem não é celíaco. Se você acha que o trigo pode ser um fator que contribui para o seu inchaço, tente cortá-lo por algumas semanas para ver se os sintomas melhoram”, recomendou a nutricionista Kim Pearson..

Laticínios

A lactose é o açúcar presente em laticínios, como leite e seus derivados. Essa substância requer muito esforço do organismo para que ocorra a digestão completa, causando a sensação de estômago redondo e inchado. 

A melhor alternativa para reduzir o mal-estar e não dispensar o sorvete e o queijo é preferir opções sem a lactose ou à base de alguma castanha ou vegetal.

*Informações Metrópoles


+ Nutrição