Bares e restaurantes de Franca e região devem contratar 30% a mais para o fim do ano

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 22 de outubro de 2021 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pesquisa da Abrasel revela que a cada cinco empresas, uma está com dificuldades para encontrar o funcionário certo porque falta qualificação

Setor de bares e restaurantes da região está otimista com retomada, mas falta mão de obra qualificada

 

A queda nos indicadores da pandemia de Covid-19 em Franca e Ribeirão Preto deixa o setor de bares e restaurantes otimista, principalmente com a chegada do fim do ano.

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) aponta que 30% dos empresários do ramo vão contratar até dezembro no estado de São Paulo.

No restaurante do empresário Otávio da Silva Rodrigues, as vagas de trabalho serão ampliadas em 40%. Não é necessário ter experiência, mas força de vontade de aprender e dedicação.

“A gente até prefere pessoas sem experiência para poder aplicar todo nosso treinamento, explicar todos os nossos princípios e realmente qualificar esse profissional nos nossos padrões”, diz o empresário Otávio da Silva Rodrigues.

As duas unidades dele foram inauguradas no período mais crítico da pandemia e por isso ele aposta na recuperação.

“A expectativa é que as pessoas tenham confiança em sair de casa. Mesmo com a retomada, a gente continua mantendo todo o distanciamento, máscara, álcool em gel. A gente consegue manter os protocolos para receber as pessoas que querem sair de casa neste fim de ano”, afirma.

A estimativa de aumento na oferta de vagas ganha força com os dados do Ministério do Trabalho. Em agosto e setembro, houve alta de 70% no saldo de trabalhadores empregados com carteira assinada.

Vagas abertas

Diretor da Abrasel em Ribeirão Preto, Gabriel Cruz diz que as funções de auxiliar de cozinha e garçom são as mais procuradas.

“O setor está passando por uma dificuldade porque muitas pessoas que antes trabalhavam na área e acabaram sendo demitidas por conta da pandemia migraram para outros setores. Agora, para essa retomada, a gente acaba tendo poucas pessoas com experiência”, afirma.

A pesquisa da Abrasel revela que a cada cinco empresas, uma está com dificuldades para encontrar o funcionário certo porque falta qualificação.

“A Abrasel tem diálogo constante tanto com o Sebrae como o Senac para pegar pessoas que se formaram em cursos ou que já empreenderam no segmento para trazer para o setor. A gente sempre tenta fazer essa ponte entre a mão de obra e o empresariado que está precisando”, diz Cruz.

Na churrascaria onde Ricardo Gianezini trabalha como gerente, o time de funcionários não está completo. Enquanto os processos seletivos estão abertos para preencher as vagas, a equipe cuida de cada detalhe para garantir o bom atendimento aos clientes.

“A nossa rotatividade maior é o garçom e o passador de carne; são as pessoas que fazem o atendimento ao cliente. Essas nós temos dificuldade de encontrar hoje no mercado em Ribeirão Preto. O movimento está bom, a recuperação foi muito boa, mas em compensação nós não conseguimos fechar o quadro de funcionários ainda. Estamos correndo atrás.”

*Fonte: G1


+ Economia