Bancos e mesas para praças são produzidos por oficina da Prefeitura de Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de dezembro de 2019 às 23:12
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:12
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cerca de 50 praças e áreas públicas receberam este ano peças de fabricação própria

Uma das oficinas da Prefeitura, onde está sediada a Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, na Avenida Nazira Aidar, entre o Parque Moema e o Jardim Redentor, na região Norte da cidade, tem sido palco de uma produção permanente de equipamentos que ornamentam as praças e jardins da cidade. 

Aproveitando muitas vezes materiais próprios e os momentos de folga obrigatória por conta de determinados tipos de serviços (em razão de chuvas em algumas vezes), os servidores têm realizado um trabalho artesanal de grande importância que é a produção de peças de concreto e montagem de bancos, mesas e lixeiras que vem sendo espalhadas pela cidade.

É uma atividade de grande importância porque significa redução de gastos na compra desses materiais, diz um dos encarregados, destacando a valorização e orgulho que move o servidor responsável por esse serviço.

Tendo em vista as práticas de vandalismo muito comuns em toda a cidade, a Secretaria de Serviços e Meio Ambiente desenvolveu modelos e aprimorou peças mais rústicas, porém de fácil manuseio mas que são mais difíceis de serem danificadas. 

Diversos servidores se alternam nessa função, ora se dedicando exclusivamente à produção dos equipamentos ou temporariamente, utilizando as ferramentas disponíveis no barracão e o tempo ocioso em que ficam impedidos de trabalhar nas ruas.

Números estimados da Secretaria apontam que aproximadamente 50 praças e áreas públicas receberam este ano peças de fabricação própria, muitas vezes com o reaproveitamento de materiais. 

As peças na medida que vão ficando prontas são distribuídas, em praças novas que são construídas ou em reposição naqueles locais onde ocorreram práticas de vandalismo. 

As lixeiras têm sido instaladas independente de novos espaços, pois faz parte do plano da Prefeitura ir gradativamente dotando as áreas públicas e parques desses dispositivos, de maneira a educar as pessoas a destinarem o lixo em locais adequados, o que ajuda a manter a cidade limpa e facilita a recolha pelos caminhões.


+ Serviços