Auxiliar especial: Golden acalma pacientes que têm medo do consultório de dentista

  • Robson Leite
  • Publicado em 2 de fevereiro de 2024 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uma paciente diz que fez todo o procedimento e nem precisou do sedativo, porque a companhia do cachorro deixou tudo mais fácil

Já imaginou como a ida de alguns pacientes ao dentista seria mais fácil se sempre tivesse um AUxiliar desses para acompanhar? Pessoas ansiosas têm encontrado alívio e conforto com a presença de um cão fofinho durante as consultas.

Essa é uma das funções de Ollie, um goldendoodle de quatro anos. Conhecido pelo comportamento calmo, o doguinho aparece no consultório da tutora April Kline, de 47 anos, que é higienista e teve essa ideia maravilhosa de “contratar” o cão para dar aquele apoio emocional aos pacientes.

Por enquanto, ele trabalha apenas uns três dias por mês e é pago com petiscos e muitos carinhos. Os pacientes adoram tê-lo por perto, até mesmo aqueles que não têm medo de ir ao dentista.

O marido não ficou ansioso

April  começou a levar o cão para o trabalho depois de uma experiência com o marido. Ele veio limpar os dentes um dia e trouxe o Ollie. Foi ali que Kline viu como o cãozinho ajudou o companheiro dela.

“Isso me deu uma ideia: e se Ollie também pudesse ajudar alguns de nossos outros pacientes ansiosos?”

Paciente nem precisou de sedativo

A primeira “paciente” de Ollie foi Debbie Zaiger, uma senhora de 61 anos, não apreciava muito as idas ao dentista. “Meu nível de ansiedade no dentista é muito alto – tanto que preciso de sedativo só para limpar os dentes”, disse ela.

Ela adiava esse compromisso o máximo que dava, até que Ollie transformou essa experiência.

Durante a última visita, o cachorrinho que estava pelo consultório, pulou no colo de Debbie, e enquanto a limpeza era feita, a senhora acariciava Ollie, que acabou adormecendo ali no colo dela.

Ela fez todo o procedimento e nem precisou do sedativo. A companhia de Ollie deixou tudo mais fácil.

A chefe apoiou

A dentista Jennifer Herbert, dona do consultório, adorou a ideia. Ela concordou que o Ollie poderia dar apoio emocional aos clientes que pedissem, desde que os outros pacientes com consultas nesses dias também concordassem com a presença dele na clínica.

“A odontologia não é uma profissão fácil – ninguém nos diz que vir aqui é o melhor dia da sua vida”, disse ela. “Ter Ollie aqui foi uma virada de jogo. Ele ilumina o dia de todos e se tornou um grande sucesso.”

Não pode lamber o rosto

O Ollie relaxa em uma caminha de cachorro no consultório entre as consultas e cumprimenta os pacientes na sala de espera quando eles chegam.

Tem todas as vacinas em dia e é treinado para não lamber o rosto dos pacientes ou chegar perto da boca. As pessoas que trabalham com pacientes também se lavam bem e usam máscaras e luvas.

Amigo de quatro patas no consultório

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, não há evidências de que os animais representam um risco maior de transmitir infecções do que as pessoas nesse tipo de ambiente.

Sue Heger, 57 anos, está entre os pacientes que desejam ter todas as consultas futuras com o Ollie. “Foi totalmente diferente do que eu experimentava quando criança”, compartilhou ela.

Segundo o portal Só Notícia Boa, Sue disse que “por 30 minutos, acariciei o Ollie enquanto ele descansava parte do corpo em mim, e nunca me senti tão relaxada.”


+ Animais