Aumentam os pedidos de alteração para veículos movidos a gás no Estado de São Paulo

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 18 de novembro de 2021 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mais de 5 mil motoristas paulistas entraram com pedido no Detran.SP para transformarem seus veículos em movidos a gás natural

Diante da alta do preço do combustível, motoristas buscaram o Gás Natural Veicular (GNV) como uma opção mais barata de circular com seus veículos.

Levantamento do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) indica que o número de solicitações para o serviço de alteração de combustível GNV teve um aumento de 102% entre janeiro e outubro de 2021.

Foram 5.106 pedidos ante 2.527 adaptações no mesmo período do ano passado.

Solicitação prévia

Para realizar o procedimento, é necessário que o cidadão faça uma solicitação prévia junto ao Detran.SP. Somente em outubro deste ano, foram realizadas 756 solicitações referentes ao serviço de alteração de característica de combustível para GNV. No mesmo período, em 2020, foram 290 pedidos.

Os números refletem com os dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Até agosto deste ano, a gasolina subiu mais de 28% e o álcool passou de 38% de aumento. Atualmente, a frota de veículos com kit GNV (gás natural veicular) no Estado de São Paulo é de 250.983 (dados de setembro de 2021).

Como converter o carro para GNV

O motorista que optar pelo uso do combustível GNV deve solicitar autorização prévia junto ao Detran.SP.

O serviço é solicitado por meio do e-mail [email protected] e os seguintes documentos deverão ser digitalizados e encaminhados:

a) – Documento de identificação pessoal do proprietário do veículo

b) – Certificado de Registro de Veículo (CRV) ou Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) – Atenção! Se o registro do veículo ocorrer a partir de 04/01/2021, o documento que deve ser apresentado é o CRLV-e.

c) – Requerimento de autorização prévia para modificação do veículo preenchido conforme modelo disponível no portal do Detran.SP.

O passo a passo está disponível aqui.


+ Veículos