Atenção ao sair de casa: previsão para a quinta (29) e sexta (30) é de muita chuva

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 29 de dezembro de 2022 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O INMET recomenda que os cidadãos tenham bastante cuidado durante as tempestades, mantendo-se longe de áreas de perigo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de chuvas intensas na manhã desta quinta-feira (28), válido até a manhã de sexta-feira (28) para Franca e cidades da região, estendendo-se para as cidades mineiras próximas.

No primeiro alerta a previsão era de 125 mm de chuvas, a segunda região mais chuvosa do Estado de São Paulo, atrás da região metropolitana de São Paulo e alguns pontos do Estado.

O Climatempo está prevendo para Franca chuvas de até 60 mm nesta quinta-feira e de 30 mm na sexta-feira.

Todas as cidades do Nordeste paulista estão na região alertada, mas o alerta vai além, abrangendo as cidades mineiras próximas, como Capetinga, Claraval, Ibiraci, Cássia, São Tomás de Aquino, Pratápolis e até Passos.

O alerta para as cidades mineiras prevê chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia. Também são esperados ventos intensos de até 100 km/h.

Região a ser atingida pelas chuvas e ventos fortes, segundo o INMET

Como consultar os avisos

Por meio do site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), é possível conferir todas as regiões e todas as cidades que poderão ser afetadas pelas chuvas intensas.

Por fim, o INMET recomenda que os cidadãos tenham bastante cuidado durante as tempestades, desligando os aparelhos elétricos e se mantendo longe de áreas de perigo, como torres de transmissão e placas de propaganda.

Segundo o portal Edital Concursos Brasil, em caso de emergência, basta entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.


+ Tempo