Até quando vai o calorão? Semana pode ter virada de tempo no Sudeste

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 25 de setembro de 2023 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória, termômetros podem despencar mais de 10°C de quarta (27) para quinta (28)

Calor recorde pode dar uma trégua no fim da semana na região Sudeste – foto Arquivo

 

Após um domingo (24) marcado por recordes de temperatura, o Brasil deve continuar enfrentando um calorão durante a última semana de setembro.

Entre a terça e a quarta-feira (27) desta semana, a formação de um novo ciclone extratropical em alto mar, próximo à costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, vai ajudar a intensificar ainda mais as instabilidades sobre parte da o Sul do Brasil, diz o ClimaTempo.

Áreas do sul, leste, litoral, região da Grande POA e extremo norte do Rio Grande do Sul, ficam em alerta. A tendência é do afastamento do ciclone já na quarta-feira (27).

Em Santa Catarina, com a formação do ciclone, as nuvens de temporais são reforçadas e parte do leste e sul catarinense ficam em alerta para chuva volumosa. Curitiba, onde a expectativa para o domingo foi de 42°C, deve ter a máxima de 18°C na quinta-feira (28).

O Sudeste, principalmente o estado de São Paulo, deve sentir influência do ciclone e as temperaturas devem cair de uma vez só de quarta (27) para quinta, aponta o MetSul Meteorologia. Em São Paulo, a máxima irá despencar de 35° para 20°, no Rio de Janeiro, de 37°C para 22°C e em Vitória, será de 37°C para 27°C.

Apesar do calor, no Norte há chances de pancadas de chuvas isoladas durante a semana nas seguintes capitais: Boa Vista, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.

Já no Nordeste, deve ser quente, mas com muitas nuvens.

A onda de calor atípico começou na segunda-feira (17), últimos dias de inverno. O aumento da intensidade da onda de calor que tem resultado em temperaturas acima da média para 11 estados e o Distrito Federal fez o Inmet ampliar o alerta de “grande perigo”.

De modo geral, um alerta vermelho, segundo o instituto, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”. O alerta é válido até as 18h de terça (26).

No primeiro dia da primavera, estados brasileiros registraram temperatura acima dos 40ºC.

O calor superou 40ºC em todas as regiões do país: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A área mais quente do território nacional foi o Centro-Oeste, onde as máximas pelo segundo dia seguido estiveram na casa dos 42ºC.

Sudeste

A semana na região Sudeste continuará com o calorão em todas as capitais. Contudo, na quinta-feira, as temperaturas devem cair devido a influência do ciclone extratropical que deve atingir a região Sul do país, aponta a MetSul Meteorologia.

Em São Paulo e Rio de Janeiro, os termômetros devem abaixar mais de 10°C de quarta para quinta, com as máximas passando de 35° para 20° e de 37°C para 22°C, respectivamente. Em Vitória, a queda será de 37°C para 27°C.

Também por causa do ciclone, na terça-feira, São Paulo também deve sentir rajadas de ventos de 60 km/h a 80 km/h.

*informações G1


+ Tempo