As Cavalhadas de Franca vêm aí: Prefeitura vai dar apoio financeiro para o evento

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 20 de junho de 2026 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo a Prefeitura, o apoio busca garantir a continuidade da celebração, que reúne elementos de história, folclore, arte e tradição popular

A Prefeitura de Franca encaminhou à Câmara Municipal e será votado na próxima terça-feira (23) o Projeto de lei 75/2026  que autoriza a abertura de crédito adicional de R$ 70.990,00 no Orçamento de 2026 para viabilizar uma parceria com a associação Cavalhadas da Franca.

O recurso será destinado à realização do Projeto Cultural Cavalhadas da Franca – 2026, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Cultura.

De acordo com a proposta apresentada pelo prefeito Alexandre Ferreira, o valor será formalizado por meio de um Termo de Fomento com a entidade sem fins lucrativos responsável pela organização do evento.

A iniciativa seguirá as regras estabelecidas pela Lei Federal nº 13.019/2014, que regulamenta as parcerias entre o poder público e organizações da sociedade civil.

O que diz a Prefeitura

Na justificativa do projeto, a administração municipal destaca a relevância histórica e cultural das Cavalhadas, manifestação que encena as batalhas medievais entre mouros e cristãos.

A tradição é reconhecida como patrimônio público municipal e estadual, além de ser considerada uma das mais antigas do país, com mais de 200 anos de história.

Segundo a Prefeitura, o apoio financeiro busca garantir a continuidade da celebração, que reúne elementos de história, folclore, arte e tradição popular, atraindo participantes e público de diferentes gerações.

Caso aprovada, a parceria permitirá a realização da edição 2026 das Cavalhadas da Franca com apoio financeiro do município.


+ Cultura