Aprenda gambiarras infalíveis para deixar sua casa mais fresca nesses dias quentes

  • Marcia Souza
  • Publicado em 21 de setembro de 2021 às 20:01
  • Modificado em 21 de setembro de 2021 às 20:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Aprenda gambiarras infalíveis para deixar sua casa mais fresca nesses dias quentes

Nem todo mundo pode ter um ar-condicionado, mas algumas gambiarras amenizam o calor da sua casa

O munto tem profunda gratidão por Willis Carrier, o pai do ar-condicionado. Já pensou em como seria a vida sem essas máquinas fantásticas, que refrescam até o cérebro?

Pois é, mas se no trabalho os aparelhos ficam ligados direto, em casa é preciso controlar o uso (a conta é alta). E nem todo mundo pode ter um. Mas algumas gambiarras amenizam o calor da sua casa. Veja só.

1- Vá de ventilador

Esse é um companheiro que nunca sai de moda. Mas aquele vento quente ninguém aguenta também, certo? Para deixar tudo mais geladinho é fácil: coloque uma garrafa plástica com água congelada na frente do ventilador.

2 – Toalhas molhadas

Coloque toalhas molhadas no quarto na hora de dormir, além de umidificar o ambiente, trará uma certa refrescância. Melhor se usadas com ventilador ligado. Só tome cuidado para não deixar a toalha em cima de um móvel de MDF, ou a umidade vai acabar com ele.

3 – Durma com as janelas abertas

Durante o dia, evite deixar o sol entrar muito na casa, o que acaba superaquecendo o ambiente. Mas à noite, faça diferente! Abra tudo para que o ar mais fresco entre. Quanto mais alto você morar, melhor será o ventinho da noite.

4 – Lençóis gelados

No calor, prefira sempre os lençóis de algodão, que absorvem melhor o suor. Mas só isso não resolve, então não pense duas vezes: deixe os lençóis meia hora na geladeira ou freezer antes de dormir. Você se sentirá na Europa ao deitar (mas não dura muito).

5 – Desligue tudo

Você sabia que quanto mais aparelhos ligados na tomada, mais calor no ambiente? Vamos lá, desligue televisão, computador e o que mais conseguir. Ah, o celular também ajuda a esquentar, mas duvido que você vai se desgrudar dele.

6– Controle forno

Não transforme seu apartamento numa estufa. Em dias mais quentes, evite usar o forno, dando preferência para alimentos que podem ser aquecidos no micro-ondas. Ou aproveite para fazer uma alimentação saudável com salada.

7 – Lâmpadas quentes

Apagar as lâmpadas da casa é uma boa dica, principalmente se elas forem daquelas velhas incandescentes. Se não quer ficar no escuro, o ideal mesmo é trocar tudo por LED, que praticamente não esquenta.

8 – Película escura

Não é só no carro que o vidro filmado funciona. Em casa também é possível instalá-los nos vidros para que o sol penetre menos e o calor fique de fora. Veja onde seria mais apropriado e comece os orçamentos.

9 – Fique frio

Tome banho gelado e de tempos em tempos (antes de dormir, principalmente) molhe os pulsos e o pescoço com água fria. Mas se quer um resultado mais duradouro, durma grudado com uma bolsa de gelo (daquelas usadas em contusões).

10 – Saia da cama

Nem sempre a cama é o lugar mais confortável no calorão. Domir no chão (no colchão, claro), costuma ser menos quente. Outra opção é instalar uma rede, melhor ainda se for na varanda…


+ Meio Ambiente