Aposentados e pensionistas denunciam cobranças de empréstimos não solicitados

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 1 de janeiro de 2021 às 13:27
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 13:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Entre outubro e dezembro de 2020, foram feitas mais de 1 mil denúncias de empréstimos não solicitados

Aposentados e pensionistas do INSS estão relatando depósitos indevidos em suas contas bancárias, cobrados com juros e multas, mesmo que não tenham contratado nenhum tipo de financiamento. 

Segundo o Procon de São Paulo, entre outubro e dezembro de 2020, foram registradas mais de 1 mil denúncias de empréstimos consignados não solicitados.

Muitos não percebem o problema até que a cobrança aconteça. Isso porque os valores depositados acabam sendo associados à parcela do 13º ou a algum pagamento que tenham direito a receber. 

Depois disso, o susto: boletos com juros altíssimos e descontos de até 40% no benefício que a pessoa recebe.

O Procon-SP avalia que a prática se tornou mais comum depois que as instituições financeiras foram autorizadas a aumentar o valor do empréstimo consignado para 35% descontado do holerite de aposentados e pensionistas.

O órgão já entrou em contato com as instituições financeiras pedindo o cancelamento dos empréstimos e solicitou ao próprio INSS que esse tipo de desconto não seja realizado sem comprovação da autorização do beneficiário.

Como reclamar​

Caso o consumidor tenha algum desconto em seu benefício referente a um empréstimo não contratado, a ouvidoria do INSS deve ser acionada imediatamente pelo site ou pelo telefone 135 para solicitar o cancelamento da cobrança e a devolução dos valores descontados.

A reclamação também deve ser formalizada junto à instituição financeira e, caso o problema não seja resolvido, deve ser registrado no Procon-SP.

*Informações CNN


+ Serviços